• Matéria: Português
  • Autor: amandamouradossantos
  • Perguntado 4 anos atrás

QUESTÃO 2: O contexto escolar e o cenário no qual estamos vivendo se complementam e devem ser aliados quando o assunto é educação e aprendizagem. Gestores escolares, professores e alunos de diferentes gerações foram percebendo que mudanças deveriam ser feitas, para que o processo de ensinar e aprender se adequasse à nova realidade. Alunos das gerações Z e Alpha apresentam características e comportamentos totalmente diferentes em relação aos alunos da geração dos millennials – aqueles que nasceram na era de início da internet, entre 1980 e 1995. Entre as várias atualizações que a Educação Básica foi experienciando, encontramos o ensino híbrido. ✅ Considerando o texto acima e suas FONTES 1 e 2 do link disponível, assinale a alternativa INCORRETA:

(A) çã çõ. Nesse modelo, os estudantes rotacionam por estações com o propósito de realizar atividades que desenvolvam habilidades e competências que podem ser potencializadas pela presença dos pares no ambiente da escola. Uma sugestão para o planejamento dessas atividades é a proposta de trabalhar por meio de projetos, em que há a possibilidade de aplicação de conhecimentos construídos no período online, considerando processos cognitivos mais complexos.çã çõ.


(B) . Com um padrão bastante incomum ao modelo tradicional de ensino, o modelo flex oportuniza ao aluno uma série de atividades a serem realizadas presencialmente. Como cada indivíduo apresenta um tempo e uma forma de aprender, nesse modelo há um tempo mínimo determinado para a realização das tarefas. Os professores devem estar à disposição do aluno em um determinado momento para tirar dúvidas, sejam elas individualizadas, ou em grupo.


(C) À : í. No modelo à la carte, de acordo com a definição dos autores (Horn e Staker, 2015), a aprendizagem de uma disciplina é feita completamente no modelo online e, ainda segundo os autores, é mais eficiente no Ensino Médio, nas disciplinas eletivas. Esse modelo poderia ser adequado, portanto, aos itinerários formativos (que tive a honra de colaborar na redação dos referenciais curriculares). Em um cenário mais restritivo, especificamente para o Ensino Médio, as disciplinas eletivas poderiam migrar completamente para o formato online, possibilitando um acompanhamento tutorado por parte dos professores, com tutoria ocorrendo no formato online, em videoconferências. As avaliações também ocorreriam nesse formato. Em um cenário menos restritivo, algumas das disciplinas previamente selecionadas, migrariam para finalizar o ano no formato online, acompanhada de perto pelos professores, em videoconferências para discussão e aprofundamento, mas com a entrega de conteúdos no formato online. As avaliações poderiam ser realizadas, por grupo, em encontros presenciais.


(D) . Nesse modelo, os estudantes realizam os estudos sobre todos os componentes curriculares no formato online, e frequentam a escola para sessões presenciais obrigatórias com um professor, uma ou mais vezes por semana. Nesses encontros com o professor, são aprofundadas as discussões sobre aspectos que merecem um aprofundamento, um esclarecimento de dúvidas, ou um acompanhamento para auxiliar nos próximos passos, como uma mentoria personalizada.


(E) ó . Um dos modelos mais utilizados acontece com o giro dos alunos em estações, por diferentes modalidades de aprendizado. Em cada estação, pode ser utilizado um recurso diferente ou, ainda, uma tecnologia/ plataforma nova. Em algumas estações, o aluno pode trabalhar individualmente, e em outras em grupo, discutindo os aprendizados ou construindo um material de apreensão do conhecimento. As estações devem ser independentes umas das outras, já que nem todas serão visitadas por todos os alunos e, dessa forma, não devem apresentar pré-requisitos para serem utilizadas. Cabe ao professor estabelecer o número de estações e o tempo em que o aluno participará de cada uma, buscando sempre o melhor caminho para se atingir o objetivo principal, que é o aprendizado.

Respostas

respondido por: marinaoliveira36
48

Resposta:

Opção A: Modelo flex

Explicação:

Com um padrão bastante incomum ao modelo tradicional de ensino, o modelo flex oportuniza ao aluno uma série de atividades a serem realizadas online.

respondido por: martinkoliveira
0

A alternativa incorreta considerando o texto apresentado e as fontes disponíveis sobre modelos de ensino é a letra B) Com um padrão bastante incomum ao modelo tradicional de ensino, o modelo flex oportuniza ao aluno uma série de atividades a serem realizadas presencialmente. Como cada indivíduo apresenta um tempo e uma forma de aprender, nesse modelo há um tempo mínimo determinado para a realização das tarefas. Os professores devem estar à disposição do aluno em um determinado momento para tirar dúvidas, sejam elas individualizadas, ou em grupo.

A única alternativa incorreta apresentada é a alternativa B, pois ela se refere ao modelo flex como sendo um modelo de ensino que oportuniza ao aluno uma série de atividades a serem realizadas presencialmente, o que não é verdade.

O modelo flex tem como base o ensino online, ou seja, é por meio da utilização da internet e das tecnologias que o ensino flex se torna possível.

Nessa metodologia de ensino, os professores se portam como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, onde devem estar disponíveis a sanar as dúvidas dos alunos e guiá-los no processo de uma maneira geral, além de serem responsáveis pela elaboração de projetos e discussões sobre os assuntos.

Veja mais sobre metodologias de ensino em:

https://brainly.com.br/tarefa/46282117

Anexos:
Perguntas similares