• Matéria: História
  • Autor: stefanyjhulia47
  • Perguntado 5 anos atrás

Apesar da vinda da família imperial portuguesa para o Brasil ter dado um fôlego de esperança à sociedade comercial brasileira, a situação do reino português não se alterara. Portugal mantinha os mesmos problemas de gestão que havia na Europa, ou seja, a nação passava por um déficit financeiro que não se alterava, havia a questão da carestia, da decadência do comércio, além, é claro, da crise econômica que crescia a cada dia e do descontentamento popular que se encontrava em miséria absoluta. A situação política adotada pela coroa era marcada pela tirania da regência, além de ser fortemente influenciada e manipulada pela Inglaterra. Enquanto isso, em Portugal, William Carr Beresford, o comandante inglês que recebeu a incumbência de gerir aquela nação, mantinha os mesmo padrões de um regente déspota da época, gerando total insatisfação do povo e da burguesia portuguesa. Portanto, a revolta que ocorreu em Portugal, em 1820, conhecida como a Revolução Liberal do Porto, reivindicava

A.

a restauração do pacto colonial, uma vez que, com a estadia da família real no Brasil, a balança comercial portuguesa ficou prejudicada.
B.

a criação, por D. João, de uma política migratória, onde, aos poucos os portugueses que estavam na Europa fossem gradativamente para o Brasil.
C.

que a Inglaterra assumisse de vez o governo de Portugal, criando assim um Estado único (Inglaterra/Portugal).
D.

a hegemonia da economia portuguesa para os burgueses, uma vez que, sem o rei em Portugal, eles (os burgueses) tiveram que criar mecanismos próprios de desenvolvimento sem a presença e/ou intermediação da coroa no processo.
E.

a constitucionalização de Portugal, a expulsão do lorde Beresford de Portugal, o retorno de D.João e a recolonização do Brasil.

Respostas

respondido por: kellysantana06715
0

queria ajudar mas não sei também


stefanyjhulia47: letra E
respondido por: claudia6183
1

Resposta:

e

Explicação:

Os burgueses lusitanos, após o fim da derrota de Napoleão, restituíram a coroa portuguesa em Portugal. Logo, eles reivindicavam o retorno de D. João e a volta do Brasil ao status de colônia.

Perguntas similares