2) Foram fatores que levaram Portugal a ser o país pioneiro no Expansionismo Marítimo: *
5 pontos
A. A fundação da República Portuguesa; e a existência, em Portugal, do poder feudal.
B. A abolição da escravidão; e a Guerra do Paraguai.
C. A centralização do poder monárquico; e a existência, em Portugal, da Escola de Sagres, que promovia conhecimentos de navegação.
D. A independência de Portugal; e a abolição da escravidão.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
Portugal foi pioneiro na expansão marítima por ter sido o primeiro Estado unificado na Europa, ter posição geográfica privilegiada, ter forte tradição marítima e contar com uma aliança entre nobreza e burguesia que permitiu ao Estado e ao setor privado investir, juntos, no projeto
O objetivo da Escola de Sagres, fundada pelo infante Dom Henrique no século XV, seria preparar e ensinar navegadores que o serviam. Ainda que sua existência seja duvidosa, acredita-se que as disciplinas ensinadas seriam cartografia, geografia e astronomia, entre outras, que eram de responsabilidade de professores de toda a Europa. Segundo dados do Instituto Camões, de Portugal, o infante fundou uma vila em uma região conhecida como Algarve, e solicitou à Dom Pedro, seu irmão, que cedesse Sagres para que pudesse fundar uma vila, em 1443. O local, segundo a carta de fundação de 19 de setembro de 1460, seria usado para passagem de navegadores assistida, tendo acesso a mantimentos, assim como suporte para que aguardassem por condições favoráveis à navegação, se necessário.