caracterize o Covid-19 com sua estrutura morfológica, material genético e seu ciclo reprodutivo, ressaltando a importância do sequenciamento do genoma viral e das medidas preventivas para o enfretamento da pandemia.
2,5 pontos
Respostas
Os vírus da Sars-CoV2 (COVID-19) são microorganismos acelulares compostos de uma cápsula proteica e uma molécula de RNA de fita simples no seu interior.
A morfologia do novo coronavírus (causador da COVID-19), está ligada principalmente a sua capacidade de infectar os hospedeiros e sua variabilidade. Esse microorganismo é esférico e sua cápsula viral é composta principalmente por uma dupla camada de lipídeos e diversas proteínas com funções estruturais. Na superfície dessa cápsula, o coronavírus apresenta várias estruturas chamadas de espículas com formato de coroa, responsável por dar o nome ao vírus. Essas projeções estão ligadas a função de invadir as células reprodutivas e iniciar o ciclo reprodutivo que se caracteriza principalmente pelo processo de tradução do RNA viral nas proteínas que irão compor os novos vírus.
Estudar o genoma do novo coronavírus (Sars-CoV2), permite anilisar quais pontos são mais suscetíveis a medicamentos anti-virais e o desenvolvimento de novas vacinas. Através dessas informações é possível que haja um controle maior da difusão do vírus pela população e possivelmente da interrupção do ciclo viral, permitindo reduzir cada vez mais os impactos da pandemia.