4.Que motivações imediatas podem ser consideradas para explicar a presença de militares portugueses na região da foz do rio Amazonas, em 1616. 5.Qual a principal consequência política da expedição de Pedro Teixeira de Belém a Quito e vice versa (1637-1639) , quanto as fronteiras da América do Sul.
Respostas
Resposta:
Explicação:
4. Que motivações imediatas podem ser consideradas para explicar a presença de militares portugueses na região da foz do rio Amazonas, em 1616.
R= Portugal descobriu o Brasil em 1500. Logo os portugueses tinham que expandir a área. Além de que durante os Descobrimentos, os portugueses sempre foram aventureiros, sempre queria ir mais além, para ver se encontravam mais alguma coisa. Logo a presença militar portuguesa deve-se ao facto dos portugueses estarem a expandir e a descobrir, e habitar aquilo que viria a ser o Brasil.
5. Qual a principal consequência política da expedição de Pedro Teixeira de Belém a Quito e vice versa (1637-1639), quanto as fronteiras da América do Sul.
R= A expedição de Pedro Teixeira garantiu dominiu da região da Amazônia era ainda disputado entre potência europeias ( tanto a Espanha quanto Portugal desejavam controlar a região que não tinha dona defendido) e era necessário proteger a província só Maranhão de invasão estrangeiras e ataques de povos nativos