Em um grupo de roedores, a presença de um gene dominante (A) determina indivíduos com pelagem na cor amarela. Entretanto, em homozigose é letal, ou seja, provoca a morte dos indivíduos no útero. Já o alelo recessivo (a) não é letal e determina a presença de pelos pretos. Com base nessas informações, considere o heredograma:

Qual é a probabilidade de, na próxima ninhada do casal de roedores que está representado na figura pelos números 7 e 8, nascer uma fêmea de pelagem amarela (representada pelo número 11)? *
10 pontos
a)1/4 (25%)
b)1/3 (33%)
c)1/2 (50%)
d)2/3 (66%)
e) 3/4 (75%)
Respostas
Resposta:
Letra B.
Explicação:
Entende-se que o macho "7" é Aa, pois é filho de um Aa com aa (a ausência do gene dominante gera dois genes recessivos que geram a pelagem preta), e que a fêmea "8" também, pelo menos motivo.
Pra terminar a questão, vou usar uma tabela.
> Sabendo que "A" é um gene letal (está no enunciado da questão), caso o feto venha a expressar AA, ele terá uma morte dentro do útero, então nem chegará a manifestar.
> Teremos que a probabilidade de ser da pelagem amarela é de 2/3, já que, no total, há 3 possibilidades, mas só queremos a pelagem amarela, que tem 2 possibilidades.
> Isso daria 66%, mas como a questão especifica a probabilidade de nascer com a pelagem amarela E fêmea, teremos 2/3 x 1/2 (a possibilidade de nascer fêmea sobre a quantidade de nascer macho ou fêmea, já que só são os únicos possíveis).
> Chegaremos ao resultado 2/6, que ao simplificar por 2, teremos 1/3, ou seja 33%.
Resposta:
ou 33%
explicação:
AA=morte
Aa=amarelo
aa=preto
como o homozigoto dominante é letal então na arvore genealógica os brancos vão corresponder os heterozigotos enquanto os pretos os homozigotos recessivos, por isso nos números 8 e 7 ambos são heterozigotos, assim após o cruzamento, ficara AA Aa Aa aa, mas exclui o AA pois o rato nascera morte e acaba não contando, por isso acaba sendo 2/3, em seguida multiplica por 1/2 por ser a probabilidade de ser fêmea.
x = 2/6⇒ 1/3=0,333....⇒33%