Respostas
Chamamos de isolamento social o ato voluntário ou involuntário de manter-se um indivíduo isolado do convívio com outros indivíduos ou com a sociedade. O isolamento social voluntário é aquele em que a pessoa, por conta própria, afasta-se do grupo por diversas razões, como depressão ou sentimento de não identificação com ele.
O isolamento social involuntário pode ocorrer por diversas questões, como: a guerra (quando os civis são obrigados a isolar-se em casa ou em abrigos por segurança); questões sanitárias (quando há uma epidemia que obrigue os indivíduos a isolarem-se para que não haja alastramento da doença); e por crimes (quando um criminoso é isolado da sociedade em um presídio para que ele não coloque-a em risco).
Leia também: Coronavírus – família de vírus responsável pela pandemia de COVID-19
Tipos e causas do isolamento social
Basicamente, podemos definir o isolamento social dentro de dois grandes grupos: o que ocorre de maneira voluntária e o que ocorre de maneira involuntária. Dentro deles podemos definir tipos e causas diferentes de isolamento social, dependendo da situação e do modo como ele é estabelecido.