• Matéria: História
  • Autor: grazielap356
  • Perguntado 4 anos atrás

Descreva o processo histórico de ascensão da burguesia e de
transformação da produção de mercadorias entre os séculos
XIII e XVIII na Europa.
2 Explique quais foram as condições socioeconômicas e políticas
que possibilitaram a Revolução Industrial na Inglaterra. Associe,
em especial, os impactos da Revolução Gloriosa neste processo.
3 Durante a Revolução Industrial, novas tecnologias e
equipamentos foram inventados, como a máquina à vapor
4 Qual foi a importância dos avanços tecnológicos para a
Revolução Industrial
Fonte: AZEVEDO, Gislane, SERIACOPI, Reinaldo. História: passado e
presente. São Paulo: Ed Ática, 2016. (Adaptada)​

Respostas

respondido por: leianecerqueira
8

Resposta: 2•Dentre as condições econômicas que possibilitaram à Inglaterra vivenciar o processo de Revolução Industrial, cita-se: O grande acúmulo de riqueza, proporcionado pelo processo do metalismo; as grandes transformações e invenções tecnológicas, como por exemplo, a criação das máquinas a vapor.

3•Melhorias e rapidez nas indústrias que produziam calçados , móveis etc.

respondido por: natanmoreirabrandao
1

1) A burguesia começou como uma pequena classe de comerciantes, durante a Idade Média, que ganhou a cena política e econômica aos poucos, principalmente após a falência do sistema feudal, a ascensão do mercado e, notadamente, após a Revolução Francesa.

2) Dentre as condições econômicas que possibilitaram à Inglaterra vivenciar o processo de Revolução Industrial, cita-se: O grande acúmulo de riqueza, proporcionado pelo processo do metalismo; as grandes transformações e invenções tecnológicas, como por exemplo, a criação das máquinas a vapor. A Revolução Gloriosa permitiu o domínio da burguesia diante do cenário Inglês, consolidando as alterações econômicas vigentes em tal sociedade.

3)Os avanços tecnológicos fizeram com que a indústria fosse cada vez mais produtiva e economicamente eficiente, aumentando o "abismo" que existia entre as nações industrializadas e as não-industrializadas. As primeiras máquinas (como a "Spinning Jenny", voltada para a produção de tecidos) tornaram os trabalhadores mais eficientes. As novas máquinas, que foram surgindo depois, começaram a dobrar ou até mesmo triplicar a produtividade dos trabalhadores. Isto associado com as formas mais rápidas de transporte (com as inovações tecnológicas, como a locomotiva e os encouraçados) e da comunicação (como o telégrafo) fizeram com que este modelo produtivo (industrial) se espalhasse por todo o mundo.

4) Permitiram conseguir uma enorme aceleração da produção de bens e assegurar um crescimento econômico auto sustentado, independente da agricultura. A maquinaria revolucionou a forma de produzir bens, não só aumentando a rentabilidade, senão libertando a mão de obra necessária para a indústria

Perguntas similares