Respostas
Resposta:
O termo "filósofo" vem do grego antigo significando "amante da sabedoria". ... A cunhagem do termo foi atribuída ao pensador grego Pitágoras, no século VI a.C.. Uma filósofa é alguém que desafia o senso comum, que não para de fazer perguntas e reexaminar os velhos modos de pensar.
Em grego:
Philos = amigo
Sophia = sabedoria
Por definição, o filósofo é "amigo da sabedoria". Seguindo o sentido original estritamente, qualquer pessoa que se interesse pelo conhecimento, o ame e o busque é considerado filósofo. Assim era na Grécia Antiga, por exemplo.
Hoje em dia, não se aplica mais o sentido estrito para designar o filósofo. Atualmente, o filósofo é aquele que busca o conhecimento considerado filosófico, ou seja, aquele que busca o conhecimento que, durante a história da humanidade, esteve ligado à filosofia (ontologia, cosmologia, lógica...).
Aplicando o sentido estrito nos dias atuais, qualquer aluno que esteja na escola, que goste de estudar e que se aprofunda cada vez mais pode ser considerado filósofo, assim como um doutor em história que vive pesquisando sobre as civilizações antigas pode também ser considerado.
Espero ter ajudado!