Desenvolva um texto explicando o transcorrer da Guerra Fria. *
No texto deve constar os fatores que levaram ao surgimento da Guerra Fria, os principais países, as ideologias, os desdobramentos, as características, os fatos que motivaram o seu fim e o período em que ocorreu a Guerra Fria.
POR FAVOR ME AJUDA! EU PRESCISO PRA HOJE! PVF!
Respostas
Resposta: As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. Os pontos principais incluem:
uso considerável de propaganda em ambos os casos;
antagonismo militar e político entre os blocos;
capitalismo vs socialismo.
A divisão da Alemanha, grande derrotada na Segunda Guerra Mundial, também é um fator bastante característico do período. Ela foi repartida entre a França, Inglaterra e Estados Unidos (que decidem por uma administração em conjunto) e a União Soviética.
A Alemanha Ocidental, parte administrada pelos aliados, se tornou mais desenvolvida, em parte devido ao trabalho do Plano Marshall na economia de seus territórios. Por conta disso, muitos habitantes da região Oriental fugiam para a parte norte-americana da Alemanha. Com isso, foi construído o Muro de Berlim, a fim de evitar essa situação.
Explicação:
Tudo começou com o fim da Segunda Guerra Mundial, que culminou com a derrota da Alemanha e de seus aliados e a vitória do eixo que incluía a Rússia e os Estados Unidos da América.
Os EUA lucraram muito com a guerra e, assim, se tornaram uma grande potência econômica, ainda mais forte do que eram antes do ocorrido. Já a Rússia (então chamada de União Soviética graças à sua aglutinação com nações vizinhas), que teve o território poupado da grande destruição da guerra, despontou como uma importante área de influência na Europa.
O marco inicial desse conflito foi a Doutrina Truman, que buscava isolar a União Soviética economicamente, reduzindo a sua área de influência a nível global. O Plano Marshall também teve uma importância significativa no período, atuando como um plano de ajuda econômica aos países europeus atingidos pela guerra.
Como resposta, a URSS criou suas próprias medidas para driblar as situações impostas pelos norte-americanos. Entre elas, podemos citar o Comecon (uma ajuda aos países socialistas, parecida com o Plano Marshall) e o Kuominform, a união de todos os partidos comunistas europeus.
A Guerra Fria também foi marcada pelo desenvolvimento de blocos e alianças econômicas e militares. Na maioria dos casos, isso foi feito por parte dos Estados Unidos, em uma tentativa de frear a expansão do socialismo no planeta. O bloco mais importante do período é a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), criada em 1949. Em resposta, a URSS criou o Pacto de Varsóvia.
Após a década de 60, ocorreu um apaziguamento nas tensões entre os blocos, que foi apenas rapidamente interrompida por eventos como a Crise dos Mísseis. No âmbito interno, no entanto, as coisas não iam muito bem para nenhuma das nações líderes, especialmente para a Rússia, que enfrentava sérios problemas com países que buscavam se emancipar de seu domínio.
Os gastos militares excessivos e problemas econômicos começaram a dar indícios de que o bloco socialista não duraria por muitos anos mais. Por isso, um novo líder do bloco começou a implementar uma série de reformas de transição, buscando realocar a URSS no âmbito internacional e reaproximar as relações com os EUA. Assim, em 1991, a Guerra Fria chega ao fim.