Respostas
O que é e sintomas:
A depressão pós-parto é uma doença que acomete mulheres após o parto. Essa condição é definida como uma profunda tristeza que pode trazer consequências tanto para mãe como o bebê, pois há comprometimento do vínculo entre eles, que pode inclusive não ocorrer.
Mulheres que desenvolvem depressão pós-parto possuem maior risco de desenvolver depressão em um outro momento da vida.
Os sintomas podem incluir insônia, perda de apetite, irritabilidade intensa e dificuldade de criar um vínculo com o bebê.
Se não for tratada, a depressão pode durar vários meses. O tratamento inclui terapia, antidepressivos ou tratamento de reposição hormonal.
Papel do pai:
O envolvimento do pai no pós-parto inclui, neste sentido, acompanhar e dar uma mão em tudo o que está ao seu alcance, como por exemplo: ajudar a mulher a se sentar ou levantar, quando isso ainda lhe for difícil nos primeiros dias de pós-parto, realizar as tarefas domésticas entre outras atitudes.
O contato com outras pessoas ajuda a aliviar o estresse, afinal, o ser humano é um ser social. O apoio de pessoas próximas é muito importante em um momento como esse, quando a mãe, além de todas as mudanças hormonais, também está conhecendo uma nova rotina que pode ser muito cansativa.