(Mackenzie SP/2001) Em São João (24 de junho), os camponeses de Verson, na Normandia, devem ceifar os prados do senhor e levar os frutos ao castelo. Depois, devem cuidar do fosso. Em agosto, colheita do trigo que devem levar à granja. Eles próprios não podem recolher os seus feixes, senão depois que o senhor tenha tirado a sua parte. Em setembro, devem a ‘porcagem’, um porco em oito e dos mais bonitos. Em São Dinis (9 de outubro) pagam o ‘censo’ e, depois, o direito de fechar o seu campo. LuchaiseO fragmento de texto:
a) apresenta aspectos da relação denominada de servidão, que mantinha os trabalhadores presos à terra e subordinados a uma série de obrigações em impostos e serviços.
b) destaca o papel autônomo desempenhado pelos camponeses durante a Idade Média, no tocante às suas tarefas para com o senhor feudal.
c) indica o caráter conciliador da Igreja Católica na sociedade feudo-clerical, impondo regras para impedir a supere
Respostas
Resposta:
a) apresenta aspectos da relação denominada de servidão, que mantinha os trabalhadores presos à terra e subordinados a uma série de obrigações em impostos e serviços. ....... Resposta
b) destaca o papel autônomo desempenhado pelos camponeses durante a Idade Média, no tocante às suas tarefas para com o senhor feudal.
c) indica o caráter conciliador da Igreja Católica na sociedade feudo-clerical, impondo regras para impedir a supere
Explicação:
No estudo da sociedade medieval, pode-se levantar uma dinâmica de grupos sociais que mostra, na verdade, uma outra série de grupos que circulavam no interior dos feudos. Portanto, pode-se vislumbrar algo para além do clero, dos nobres e dos servos.
O clero tinha grande importância no interior dos feudos nessa época. Sendo a única classe letrada do período, a Igreja tinha grande influência nos costumes e formas de agir do mundo medieval.
Os clérigos eram divididos entre alto e baixo clero. O primeiro era composto por bispos, abades e cônegos que influenciavam fortemente as decisões políticas dos reis e senhores feudais.
O baixo clero era composto por padres e monges que cuidavam diretamente da vivência religiosa das populações feudais ou viviam enclausurados em mosteiros.
Os nobres eram representados pela figura do senhor feudal. Detentor de terras, o senhor feudal tinha autoridade dentro de suas posses.
Ocupando classes intermediárias na sociedade feudal, havia os vilões e ministeriais. Os vilões era uma classe de homens livres que não tinham a obrigação de estarem presos ao trabalho nas terras. Em geral, prestavam pequenos serviços para o senhor feudal e poderiam se mudar para outro feudo a hora que bem entendessem.
A classe servil era composta por camponeses destinados a trabalharem nas terras cultiváveis do feudo.
Entre suas obrigações para com um senhor feudal, um servo deveria trabalhar compulsoriamente nas terras do senhor feudal (corvéia) e pagar as exigências feudais (redevances) que constituíam em um conjunto de impostos cobrados pelo senhor das terras.
Entre outras exigências, senhor feudal poderia requerer parte da produção agrícola do servo (talha), cobrar um imposto pelo número de servos presentes no feudo (capitação), cobrar pelo uso das instalações e ferramentas do feudo (banalidades), entre outras cobranças.
Em geral, um indivíduo nascia e morria pertencendo a um mesmo extrato da sociedade. Somente com as transformações do século XI e XII que as primeiras transformações apareceriam no interior desse tipo de organização social.
Até ....
Explicação:
O fragmento de texto apresentado está de acordo com a letra A) apresenta aspectos da relação denominada de servidão, que mantinha os trabalhadores presos à terra e subordinados a uma série de obrigações em impostos e serviços.
O feudalismo foi a forma de organização social, política e econômica mais comum na Idade Média, e que tinha como base os feudos, as enormes propriedades de terra. Feudos poderiam ser um benefício aos nobres entregues por reis, por meio de doações. Eram compreendidos como grandes áreas territoriais. Esses feudos pertenciam aos senhores feudais.
Na sociedade feudal, haviam três tipos de classes sociais: Nobreza, que eram os donos dos feudos, Clero, que era a Igreja Católica, e Servos, que eram os trabalhadores dos feudos.
Mais especificamente sobre os servos, estes estavam presos às terras, tendo que trabalhar de maneira compulsória por um longo período de tempo. Além disso, pagavam muitos impostos e prestavam muitos serviços às classes mais altas.
Veja mais sobre a Idade Média em:
brainly.com.br/tarefa/10881853