Respostas
Resposta / Explicação:
O primeiro aspecto na relação entre o saber popular e o saber científico é a dimensão ideológica presente na discussão em que o saber ancestral tem sido visto como algo inferior, denominado de senso comum.
Por outro lado, na discussão sobre a racionalidade epistemológica e a produção do conhecimento, parte da sociologia entende o conhecimento como produto de proposições ou juízos que podem ser verdadeiros ou falsos. Foi a experimentação durante a vida das pessoas que o falseou ou o aprovou.
O saber científico também compõe o saber. Em verdade, estão-se usando tais conceitos, conhecimento ou saber com nenhuma valoração de inferioridade ou superioridade.
Aliás, o desejo da ciência (empírica, hermenêutica e social crítica) é de que o seu produto seja o mais possível espalhado, socializado e acessível para todas as camadas da população.
Assim, estaria realizando o seu papel de construir um mundo com mais racionalidade, talvez, emancipadora, pondo fim a mitos e a crendices. Com
certeza, sonhos de se tornar mais senso comum.
O saber popular está sendo posto como o conjunto de conhecimentos intuitivos que foram se acumulando, concorrendo socialmente para a promoção das pessoas e alicerçando a sabedoria para a vida.
Portanto, é algo que vai além de uma simples constatação ou submersão ao experimental, porquanto é útil de gerações para gerações.
O saber popular veio se acumulando com o crescimento quantitativo e qualitativo da humanidade e seus avanços...
Até ....