Respostas
Resposta:
movimento é inerente ao ser humano. Qualquer um, em qualquer lugar do planeta movimenta-se. Através do movimento o homem se expressa. Isso fica bem caracterizado no que diz (MEDINA 1983, apud BETTI, 2013, p.33):
A motricidade humana traz consigo toda uma significação de nossa existência. Há uma extrema coerência entre o que somos, pensamos, acreditamos ou sentimos, e aquilo que expressamos, através de pequenos gestos, atitudes, posturas ou movimentos mais amplos (p.87).
Mas como o ser humano passou a incorporar o movimento como um motor para a prática corporal? Quando o homem passou a realizar movimentos com a intenção de melhorar suas aptidões físicas? Quando e como o movimento e a educação física começaram a ser utilizados como instrumento educacional? É o que apresentaremos a seguir.
A Educação Física é tão antiga quanto à humanidade, pois os primeiros seres humanos eram obrigados a correr, saltar, lançar, entre outros movimentos para manter a sua própria sobrevivência. Além disso, com o surgimento do homem também surgiu a cultura desses grupos sociais, jogos, danças para homenagear deuses, entre outras práticas corporais.
Se pensarmos no homem pré-histórico, que inicialmente era nômade e buscava alimento e caça, que quando acabavam em determinado local, ele partia para outro. Ao voltarmos nosso olhar, no sentindo de identificar práticas corporais, podemos imaginar que o homem apresentava boa resistência aeróbia, já que fazia longas caminhadas, provavelmente era um bom velocista, pois ser mais rápido do que um animal era de suma importância para manter a sua vida. Ao deixar de ser nômade, essa prática corporal pode ter diminuído, mas possa ser também que esses seres humanos praticassem diferentes movimentos com finalidades esportivas. São apenas suposições.