• Matéria: Português
  • Autor: carolinacardososilva
  • Perguntado 5 anos atrás

socorro :(
me ajuda ? pfvr=(​

Anexos:

Respostas

respondido por: marizafigueiredo62
0

Resposta:

1A) Cabresto - substantivo masculino, correia que tem uma extremidade armada especialmente para se firmar na cabeça do animal e que serve para amarrá-lo ou dirigi-lo; cabeçada sem freios.

B) Guerras eleitorais - disputas por votos.

C) Coronel - posto superior do Exército e da Aeronáutica (hierarquicamente acima de tenente-coronel e abaixo de general de brigada, no Exército; acima de tenente-coronel-aviador e abaixo de brigadeiro do ar, na Aeronáutica).

2A) Coronelismo é a prática de cunho político-social, própria do meio rural e das pequenas cidades do interior, que floresceu durante a Primeira República 1889-1930e que configura uma forma de mandonismo em que uma elite, encarnada emblematicamente pelo proprietário rural, controla os meios de produção, detendo o poder econômico, social e político local.

B) Política de governadores ou política dos estados, foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis e elegiam bancadas pró-Governo Federal, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais, enfrentassem qualquer tipo de oposição.

C) O voto de cabresto representou uma forma eleitoral impositiva e arbitrária imposta pelos coronéis.

D) Política café com leite - Esse procedimento consistia na alternância no cargo de Presidente da República entre as oligarquias dos dois estados mais poderosos da época, o estado de São Paulo e o estado de Minas Gerais.

3) A Constituição de 1891 determinava:

A criação de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário ficando extinto o Poder Moderador;

A separação entre o Estado e a Igreja Católica. O Estado seria o responsável pela emissão de certidões e certificados; e o clero católico deixaria de receber subvenção do Estado;

A liberdade de culto para todas as religiões;

A garantia do ensino primário obrigatório, laico e gratuito;

A proibição do uso de brasões ou títulos nobiliárquicos;

A instituição do voto universal para cidadãos brasileiros alfabetizados, maiores de 21 anos;

A criação do Poder Legislativo bicameral. Os deputados tinha um mandado de três anos e os senadores nove anos. Isto pôs fim ao Senado vitalício;

O surgimento do Poder Legislativo provincial. Assim, as províncias poderiam criar suas próprias leis e impostos, tendo mais autonomia em relação ao poder central.

4) Sim. Os políticos, através de seus cabos eleitorais, dão dinheiro, cestas básicas, remédios e outros benefícios em troca de votos.

5) As eleições e o voto de cabresto.

Explicação:

Perguntas similares