Respostas
Resposta:
Causas:
Em 1893 Antônio Conselheiro queimou os papéis dos impostos mandados pelo governo e começou a ser perseguido pela polícia. Após peregrinar por todo o sertão decidiu estabelecer seu povo em Canudos em 1893, chamando a pequena vila de Belo Monte. Entre 1893 a 1897 mais de 30.000 sertanejos se juntaram a ele. Canudos era o sonho aqui na terra. Não havia patrões, ricos ou pobres. Tudo era dividido por igual. Este movimento de pessoas indo começou a perturbar os latifundiários que viram sumir as feiras e a mão de obra barata. Começaram a cobrar atitude das autoridades. Precisavam de uma justificativa para eliminar Canudos. E ela chegou da seguinte forma: Antônio Conselheiro estava construindo no Arraial de Canudos uma nova igreja mais ampla e comprou e pagou a madeira para o telhado. Não se sabe por qual motivo o comerciante não entregou a madeira. Os conselheiristas (assim chamados os seguidores de Antônio Conselheiro) prometeram ir buscar pessoalmente a madeira. O juiz da localidade enviou um contingente da policia da Bahia para interceptá-los. Foi um massacre. Os sertanejos avançaram com foices, facões e paus sobre a policia que mesmo com poucas baixas bateu em retirada. Esta é a causa inicial da Guerra de Canudos , onde literalmente começa a guerra. Vale ainda pontuar que Antônio Conselheiro defendia a Monarquia como um direito divino instituído por Deus e a República (que depôs a Monarquia) era o anti-cristo, o inimigo de Deus. Entre 1896 a 1897 as tropas federais fizeram três tentativas de arrasar Canudos. A derrota da terceira expedição Militar causou estardalhaço no povo da capital (Rio de Janeiro) pois nela veio a falecer o Coronel Moreira César, considerado um ícone republicano. Exigiam do governo uma reação imediata.
Consequências:
O Governo brasileiro ficou mal visto devido a prática de genocídio. Vários moradores de Canudos que se renderam foram mortos na chamada "gravata vermelha" ou popularmente falando, degolados.
Várias pessoas morreram durante a guerra, houve inúmeras baixas também militares. Muitos soldados morreram de doenças típicas da região.
O governo havia prometido moradias na capital do Brasil para alguns soldados que servissem na guerra. Como a promessa estava demorando a sair eles se estabeleceram onde hoje é o Morro da Providência no Rio de Janeiro em casebres mal construídos e pobres. Começaram a chamar o local de Favela, devida a semelhança com o Morro do Alto da Favela onde foram travadas batalhas em Canudos. Favela é nome típico de uma planta do sertão.
O coronelismo e o latifúndio fortaleceu seu poder após Guerra de Canudos;
O governo gastou muitos recursos com a guerra: envio de tropas, suprimento, munições, etc. Isto abalou as finanças da recém criada República.
Alguns anos após o término da guerra decentes dos conselheiristas e outras pessoas se estabeleceram em Canudos e construíram uma cidade nova. O Governo militar tratou de exterminar mais uma vez Canudos do mapa em 1969 com a criação no local do açude de Corobó.
A cabeça de Antônio Conselheiro permaneceu na Faculdade de Medicina da Bahia onde permaneceu até 1905 quando foi destruída por um incêndio. Acreditava-se na época que era possível constatar a loucura através do estudo do crânio.
ESPERO TER AJUDADO, FICOU MEIO LONGA A RESPOSTA, SINTO MUITO. :)
Causas:
vários fatores, como as graves crises econômicas e sociais em que se encontrava a região naquela época, as secas cíclicas, o desemprego e também uma onda de crença na salvação milagrosa dos cidadãos.
Consequências:
A principal consequência desse movimento sem dúvida foi o elevado número de mortos e o agravamento da pobreza local.
Espero ter ajudado :)