o taylorismo, o fordismo e o toyotismo trazem diferenças significativas na forma como a indústria se organiza para ampliar sua produtividade. você percebe uma evolução nesses processos? em que pontos?
Respostas
Resposta: O Taylorismo, Fordismo e o Toyotismo são três modos de organização da produção industrial utilizadas pelas indústrias durante a Segunda Revolução Industrial.
Apesar do objetivo ser o mesmo - fabricar ao menor custo - eles têm diferenças quanto ao processo de produção, ritmo de trabalho, papel do funcionário, objetivos, entre outros.
O Taylorismo e o Fordismo enfatizaram basicamente os princípios de fabricação. O primeiro iniciou o estudo da mão de obra na produção industrial, organizando o trabalho de modo a obter grande produtividade com menor custo.
Por sua parte, o Fordismo manteve o mecanismo de produção e organização semelhante ao taylorismo, porém adicionou a esteira rolante, ditando um novo ritmo de trabalho.
O Toyotismo, por sua vez, se concentrou no aspecto da cultura organizacional e de sua importância para a competitividade de uma empresa.
de.
Explicação:
A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário. O papel da gerência era indispensável para o bom funcionamento do sistema produtivo. Ao gestor cabia a supervisão dos trabalhadores.
O Taylorismo, o fordismo e o toyotismo dão modelos diferentes de organização de produção industrial que ficaram reconhecidas na Segunda Revolução Industrial.
Taylorismo e o Fordismo se dedicavam em relação aos princípios de fabricação. O Taylorismo colocou ênfase em mão de obra diante da produção industrial, na organização do trabalho e na obtenção de produtividade.
No Fordismo existe o mecanismo de produção e de organização parecido com o do taylorismo, mas foi adicionado uma esteira rolante que colocou um novo ritmo da produção.
O Toyotismo se pauta em questões da cultura da organização e da importância em referencia com a competitividade da empresa.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/22780401
Espero ter ajudado.