A Teoria Estruturalista tem como fundamentos aproximar e congregar os setores e as áreas de uma empresa e o seu ambiente de forma integral, fazendo com que as áreas, seus profissionais e hierarquias, flexibilizem a estrutura e o relacionamento entre eles, interligando interesses e construindo o todo da organização.
A ciência estudada na Teoria Estruturalista surge na observação do empresariado na década de 50, suas relações de lucro e recompensas, estrutura implementada e o clima organizacional da empresa. O estruturalismo veio aproximar e flexibilizar a comunicação e, em consequência, melhorar os relacionamentos internos e com o mercado.
O que podemos perceber nesta abordagem sobre a característica de recompensar os funcionários, e a forma como se relacionam líderes e funcionários no olhar da Teoria Estruturalista?
Respostas
Resposta:
Há tendências para o aparecimento de diferentes relações de autoridade em diferentes estruturas sociais, mediante respostas das interligações existentes entre administrador e funcionários. A estrutura das relações sociais servem para organizar a conduta humana dentro dessa coletividade e surge na organização formal, organizações informais que se identificam com o mesmo objetivo comum, como no caso das insatisfações. A estrutura organizacional depende muito do ambiente que as envolve e as rodeia. Para uma organização ser bem sucedida é necessário que haja, sobretudo, boa relação entre patrão e funcionários. Tendo essa interligação de conexão de interesses e confiança, busca-se a valorização do funcionário por meio de recompensas materiais. Porém, as normas e diretrizes para efetuar tais recompensas precisam ser claras e objetivas, e servir como estímulo positivo dentro da organização com seus colegas de trabalho e externamente para a imagem da empresa. Essa recompensa, trazendo um valor negativo para a empresa e o funcionário, só aumentará este conflito.
Explicação:
A remuneração dos colaboradores e o relacionamento destes com os líderes são dois fatos que nos mostram a noção de que as organizações são feitas de pessoas e para as pessoas. Nesse sentido, a mão-de-obra interna é importante para a execução de processos dentro do ambiente de trabalho.
São características importantes na Teoria Estruturalista:
- Importância das organizações para a sociedade
- Importância do colaborador (que é um agente de mudanças)
- Existência de conflitos internos (podem ser positivos ou negativos)
Aprenda mais sobre o tema Teoria Estruturalista em:
https://brainly.com.br/tarefa/8568378
Seja a mudança que você quer ver no mundo. S2