Na Ilíada está a origem de algumas palavras e expressões utilizadas até hoje, como: “pomo da discórdia, calcanhar de Aquiles e agradar a gregos e a troianos” e “presente de grego”. O que significa a expressão “presente de grego”? De qual episódio da Ilíada ela se originou? *
“Presente de grego” é agradar a dois lados opostos em uma disputa. A expressão originou-se do episódio da maça de ouro.
“Presente de grego” é o motivo de algum desentendimento. A expressão originou-se do episódio do Cavalo de Tróia, que os gregos usaram para enganar os troianos e invadir sua cidade.
“Presente de grego” é algo que, em vez de agradar a quem recebe, lhe traz problemas. A expressão originou-se do episódio da maçã de ouro.
“Presente de grego” é algo que, em vez de agradar a quem recebe lhe traz problemas. A expressão originou-se do episódio do Cavalo de Tróia, que os gregos usaram para enganar os troianos e invadir sua cidade.
Respostas
Resposta:
D)
Explicação:
esente de grego é uma expressão popular usada para representar o recebimento de algum presente ou dádiva que traz prejuízo para quem a recebeu, ao contrário do que era esperado.
Esta expressão faz referência ao Cavalo de Tróia, um famoso episódio descrito na Ilíada de Homero, que narra os eventos da Guerra de Tróia.
Na Guerra de Tróia, um cavalo de madeira foi deixado junto aos muros de Tróia pelos Gregos, supostamente como um presente. Os troianos levaram o cavalo para dentro de seus muros, acreditando que suposto presente era uma rendição dos gregos.
No entanto, dentro do cavalo se encontravam vários soldados gregos. Durante a noite e após os troianos terem se embebedado e a maioria já estar dormindo, os gregos abriram os portões para que todo o exército entrasse e destruísse a cidade completamente.
Desculpa o textão :) mas de qualquer forma eu espero ter ajudado