Respostas
Resposta:
1. ENIAC: O primeiro computador do mundo
O ENIAC, sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, foi o primeiro computador eletrônico de grande escala, desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo gastos 500 mil doláres para sua construção.
Criado a pedido do exército dos EUA, foi com o seu lançamento que ocorreu a revolução no mundo da computação. Ele tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía mais de 17 mil válvulas termiônicas, de 160W de potência.
O computador era tão grande que era necessário uma sala inteira para a sua instalação. Ele pesava 30 toneladas e ocupava 180m². Seu sistema operacional funcionava através de uma equipe de funcionários do exército, com o objetivo de cálculos precisos para trajetórias táticas que seriam percorridas.
2. Os primeiros computadores pessoais
Foi Steve Jobs (fundador da Apple) o precursor dos primeiros computadores pessoais do mundo, a partir da década de 70. Com o intuito de facilitar as funcionalidades dos computadores tradicionais da época, foi lançado em 1976 o Apple I, montado a mão com um pequeno monitor gráfico e um teclado. Anos depois, seguindo a mesma ideia, surgiu o Apple II em 1979.
Os computadores Lisa (1983) e Macintosh (1984) foram os primeiros a utilizar o mouse e possuir a interface gráfica com mais qualidade, com pastas, menus e área de trabalho. Eles foram vendidos ao redor do mundo com um enorme sucesso.
3. Microsoft: O pioneiro dos sistemas operacionais
No final dos anos 70, Bill Gates fundou a Microsoft, empresa que também começou a desenvolver computadores pessoais. No início, Gates utilizou ideias de outras máquinas para construir suas próprias, desenvolvendo um dos primeiros e mais bem sucedidos sistemas operacionais, o MS-DOS, muito perto dos desenvolvidos por Steve Jobs.
Por isso, Bill Gates criou uma parceria com Jobs, copiando toda a tecnologia gráfica da Macintosh para um novo sistema operacional: o Windows. Assim, em meados dos anos 80, a empresa se tornou líder do mercado de computadores pessoais.
4. A Internet
A primeira rede mundial de computadores foi a World Wide Web, criada em 1992 pelo cientista Tim Berners-Lee. As suas siglas WWW foram utilizadas anos depois para a identificação do navegador da internet. Ele também foi criador do HTML, uma linguagem de programação usada na criação de sites, e do HTTP, protocolo que estabelece as conexões da internet para o mundo inteiro.
Após a sua criação, a difusão da rede foi enorme. Em 1993 foi anunciado que a internet seria pública e isenta de taxas para usar e criar qualquer tipo de projeto online, disponibilizando o acesso para os usuários em geral com a criação de comunidades e interação entre as pessoas. Hoje a internet tem mais de 250 milhões de usuários no mundo inteiro.
5. As Redes Sociais
A chegada das redes sociais revolucionaram o modo como as pessoas se relacionam e se comunicam. O ano de 2004 é o marco da popularidade das redes sociais como Orkut, Google, Facebook, Youtube e Myspace. A criação de Mark Zuckerberg, o Facebook, assumiu a liderança em nível global e hoje conta com mais de 2,3 bilhões de usuários.
6. Os Smartphones
O pioneiro dos smartphones (celulares com tecnologias avançadas) é o BlackBerry 5810 nos anos 2000. Ele reunia telefone e organizador pessoal em um só lugar, podendo enviar mensagens, receber ligações, fazer anotações e ouvir músicas.
Durante anos, BlackBerry e Nokia dominaram o mercado até o lançamento do iPhone pela Apple em 2007. O iPhone combinava novas funcionalidades aos celulares além de receber ligações. Com ele foi possível utilizá-lo com função multitoque, downloads de aplicativos, assistentes de voz (Siri) e um novo sistema operacional IOS.
7. A Inteligência Artificial
O termo "inteligência artificial" foi criado em 1956, mas foi popularizado apenas nos dias de hoje graças ao crescente volume de dados disponíveis, algoritmos e armazenamentos computacionais.
O sucesso inicial prosseguiu com o General Problem Solver (Solucionador de problemas gerais) ou GPS, desenvolvido por Newell e Simon. O GPS é considerado o primeiro programa a implantar a ideologia de “pensar de forma humana”.
Com ajuda da Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning, Business Intelligence e outras, o IA tornou informações acessíveis e automatizou processos que hoje são usados para diversos campos, como na ciência e tecnologia. Um exemplo são os carros autônomos e drones que transportam pessoas, que já estão sendo criados pela Tesla e Google, sem precisar da interferência humana.
Explicação: