Respostas
Resposta:
A agricultura extensiva é a modalidade de produção caracterizada pelo baixo investimento financeiro e reduzida utilização de insumos e tecnologia. Dos sistemas agrícolas, o extensivo é o mais familiar, pois pode ser aplicado com técnicas rudimentares, além de apresentar baixa produtividade.
Em outras palavras, é a agricultura encontrada no cenário da subsistência, modalidade que visa a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que faz parte.
Dentre os sistemas agrícolas, o intensivo é aquele que tem como característica básica a elevada produtividade, sempre com o emprego de diferentes máquinas. Além dessa mecanização, existe o cultivo do solo técnicas consideradas inovadoras, algumas voltadas para a sustentabilidade da propriedade rural.
No campo do agronegócio, esse sistema produtivo é reconhecido por elementos como:
• Produção em larga escala de um único tipo de fruta ou hortaliça;
• Elevado uso de combustível e insumos;
• Aplicação de fertilizantes para a regeneração da terra;
• Avançado sistema de irrigação e estufas.
Agricultura familiar é toda forma de cultivo da terra e produção rural cuja administração e mão de obra são formadas por um grupo familiar.
Diferente da agricultura patronal, que contrata funcionários para atuar nos grandes sistemas produtivos das propriedades, uma das características da agricultura familiar é a produção em pequenos lotes de terra, com uma maior variedade produtiva.
Na agricultura familiar a família é proprietária, administradora e responsável pela produção e venda dos produtos.
Explicação: