Façam uma pesquisa sobre a importância do Recôncavo baiano no processo econômico da Bahia. Bem como as causas que levaram a utilização da mão de obra escrava no processo de ocupação; porque os colonizadores buscaram força de trabalho, mesmo escravizada, de tão distante?
Respostas
Resposta:
Resumo da escravidão no Brasil
A escravidão no Brasil iniciou-se em meados de 1530, quando os portugueses começaram a implantar de maneira efetiva as medidas de colonização da América portuguesa. O processo de escravização começou para atender as demandas portuguesas por mão-de-obra para trabalhar na lavoura e, posteriormente, na mineração.
Saiba o que foi a mineração no Brasil Colonial!
Esse processo ocorreu, primeiramente, com os indígenas nativos e, entre os séculos XVI e XVII, foi substituída, de maneira gradativa, pela escravização dos africanos que foram trazidos ao Brasil por meio do tráfico negreiro – uma migração forçada de africanos para as colônias portuguesas da América.
A escravidão durou até 1888, tendo permanecido, ininterruptamente, no Brasil por cerca de 400 anos e suas consequências são sentidas até os dias de hoje, mais de 130 anos depois que a Lei Áurea aboliu essa prática no país.
O Recôncavo Baiano é um agrupamento por 20 municípios localizados no Estado da Bahia na baía de todos os Santos. A região é uma das que mais sofreu influência da cultura africana.
Foi a região considerada como mais importante quanto a chegada de africanos capturados no trabalho escravo que teve seu auge para o trabalho nas grandes fazendas e no elemento da agricultura.
Uma das primeiras atividades que geraram grande economia foi o extrativismo, em especial a retirada do pau-brasil, que se dedicou ao plantio da cana-de-açúcar. Isso sofre grande problemas após a decadência com a atividade açucareira.
No século XX surge por meio da produção e da extração de petróleo. Atualmente, alguns dados de 2015, indica que mais de 40% da economia vem da indústria.
Leia mais sobre em: https://brainly.com.br/tarefa/17432853
Espero ter ajudado.