O educador Paulo Freire não foi o inventor da educação popular, porém, foi quem primeiro sistematizou teoricamente a experiência acumulada através deste movimento. Por esse motivo, em muitos países a educação popular costuma ser chamada de pedagogia freiriana. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta:
a. A Fundação Nacional de Saúde (2007) acredita que a educação em saúde é uma prática social, contínua, sistemática e permanente que envolve a capacitação do indivíduo na aquisição de uma consciência crítica a respeito de seus problemas de saúde.
b. Utiliza‐se o termo “dominação” para dizer que o estímulo à busca de soluções pelos próprios sujeitos envolvidos no processo promove a sua a reforçar o adequado exercício do controle social, reafirmando‐se assim a educação como um sistema baseado na dominação de pessoas visando à modificação de determinadas situações.
c. A finalidade da educação em saúde é a transformação, porém, diverge dos princípios e diretrizes do SUS: universalidade, integralidade, equidade, descentralização, participação e controle social.
d. Os agentes do processo de educação e transformação compõem‐se de apenas profissionais de saúde, já que eles conhecem melhor a realidade de cada situação.
e. Visualizamos o caráter transformador da educação quando os indivíduos assumem os mesmos posicionamentos que tinham antes, usando seus conhecimentos de forma diferente, mostrando-se passivos, mas com sentimentos de respeito, confiança, solidariedade e responsabilidade.
Respostas
respondido por:
20
Resposta:
Letra A
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
A
Explicação:
A Fundação Nacional de Saúde (2007) acredita que a educação em saúde é uma prática social, contínua, sistemática e permanente que envolve a capacitação do indivíduo na aquisição de uma consciência crítica a respeito de seus problemas de saúde.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás