• Matéria: Filosofia
  • Autor: ruiva6781
  • Perguntado 5 anos atrás

A democratização do sistema de saúde no Brasil. REDAÇÃO

Respostas

respondido por: lilica573
3

Resposta:

A Conferência Nacional de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

O desafio atual é conseguir a contribuição de cada usuário, profissional de saúde, gestor e prestador, para que a gestão participativa, vestida da bandeira da Democracia e Saúde, possa ser uma poderosa guardiã da Constituição Federal na defesa do Direito Humano Fundamental à Saúde. Defender o SUS significa defender ações e serviços de saúde para a totalidade da população brasileira, sendo que para mais de 75% desta população, o SUS é a única opção de assistência à saúde.

Defender os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira estão entre as principais manifestações da 16ª Conferência Nacional de Saúde. O relatório final da 16ª Conferência vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

A 16ª CNS pretende reunir cerca de 5000 participantes, entre gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS e de todas as esferas do governo, além de representantes de instituições ligadas a saúde pública e demais autoridades que irão deliberar sobre melhorias voltadas ao Sistema Único de Saúde. O evento ocorrerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília/DF, no período de 04 a 07 de agosto de 2019.

Perguntas similares