1- Que país é a superpotência da atualidade? Por que?
2- Explique a importância estratégica do petróleo na relação entre os países.
3- Leia a manchete da reportagem a seguir e responda às questões:
Tribunal de Haia analisará disputa de fronteira entre Bolívia e Chile “Juízes da ONU aceitam avaliar a demanda da Bolívia para recuperar o acesso ao
Pacífico”.
a) Qual o papel da Corte Internacional de Haia?
b) Qual a disputa travada entre Bolívia e Chile na região desses países?
4- Analise o infográfico a seguir e responda as questões abaixo:
a) Para que servem as missões de paz da ONU?
b) Quais principais funções foram ocupadas pelas mulheres que fizeram parte do contingente enviado pelo Brasil na Missão de Paz da ONU no Haiti, que retornaram em 2017, após a retirada das tropas brasileiras do país?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1-A superpotência da atualidade é sem dúvida, os Estados Unidos. Trata-se de uma potência que apresenta grande relevância a nível mundial em decorrência dos seguintes fatores: Poderio bélico e militar abrangente Poderio e influência cultural a nível mundial
2-Petróleo. A importância do Petróleo para a sociedade - Escola Kids Os principais fatores naturais e políticos relacionados à extração e ao uso do petróleo no mundo. O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades.
3-a)A Corte Internacional de Justiça de Haia, ou simplesmente Corte de Haia, é considerada o principal órgão judicial da Organização das Nações Unidas. Fundado em 1946, esse órgão tem o objetivo de resolver conflitos entre estados. De tal modo, quando dois países têm alguma pendência, por exemplo, o assunto é debatido na Corte de Haia.
b)A disputa pelo corredor do Atacama foi uma questão sobre as fronteiras entre a República da Chile e a República da Bolívia durante o século XIX, depois da independência de ambos estados da Coroa espanhola. O nome veio da área na qual se encontra localizado o território em disputa.
4-a)As missões de paz estão no centro dos esforços das Nações Unidas para manter a paz e a segurança global. Atualmente, mais de 100 mil soldados e policiais de 125 países atuam como “capacetes azuis” das forças pacificadoras da ONU em todo o mundo
b)O índice de participação das mulheres em eventos e mobilizações de paz e segurança internacional historicamente é reduzido. Entretanto, de fato ocorreu no ano de 2017, uma missão Haitiana, na qual mulheres foram determinantes.
Espero de ajudado