O fiador sempre responde de forma
solidária ao devedor principal, não
podendo alegar o benefício de ordem,
tampouco exercer o direito ao regresso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Respostas
Resposta:
Falso
Explicação:
Responsabilidade solidária: Quando mais de uma pessoa é responsável pelo pagamento, ou qualquer satisfação jurídica, seja de natureza patrimonial, um serviço, ou a obrigação que foi pactuada.
Por exemplo, em uma ação judicial, o autor da petição inicial, pode na qualificação das partes pedir a citação de todos aqueles que são responsáveis solidariamente para satisfazer a pretensão jurídica. Já que os responsáveis solidários tem a dívida em comum, qualquer um deles pode satisfazer
No caso de um fiador de locação de imóveis, responde junto com o locatário, podendo ser escolhido como pagador principal, se houve manifestação expressa no que foi pactuado, é assim que determina o comando do NCPC.
Caso o fiador tenha pactuado como devedor solidário, ele não terá o benefício de ordem
Art. 827. O fiador demandado pelo pagamento da dívida tem direito a exigir, até a contestação da lide, que sejam primeiro executados os bens do devedor.(benefício de ordem)
Art. 828. Não aproveita este benefício ao fiador:
II - se se obrigou como principal pagador, ou devedor solidário;
O motivo da alternativa ser FALSA, na minha opinião é dizer que o fiador sempre responde de forma solidária. O que não é verdade. Agora se a questão pedisse "O fiador QUE responde de forma solidária ao devedor principal, não podendo alegar..." estaria correta.