Respostas
Resposta:
Quando uma célula T helper encontra uma célula B que se liga a um antígeno, ela se torna polarizada e secreta IL-4 e outras citocinas, assim como passa a expressar mais da molécula CD40L na região de contato célula-célula.
Linfócito T auxiliar, é um leucócito que atua ativando e estimulando outros leucócitos a se multiplicarem e atacarem antígenos. Assim, coordenam a resposta imune pela liberação de citocinas. Sendo essenciais na mudança de classe dos anticorpos das células B, na ativação e crescimento das células T citotóxicas e na maximização da ação bactericida dos fagócitos.
Os LT auxiliares podem ser classificados dependendo do tipo de resposta que possuem:
Tipo 0: Imaturo/ingênuo, se torna algum outro tipo dependendo da interleucina que o estimula.
Tipo 1: Produzem Interferon-gama e para estimular linfócitos T citotóxicos e macrófagos a destruírem células infectadas por vírus ou bactérias intracelulares.
Tipo 2: Produzem IL-4, IL-5, IL-6, IL-13 estimulando linfócitos B a produzirem anticorpos e recrutando eosinófilos no combate contra helmintos.
Tipo 3: Suprimem a resposta imune, prevenindo excessos (autoimunidade) e desperdício de energia.
Tipo 17: Secretam IL-6 e IL-17 estimulando outras células a produzirem uma resposta inflamatória. Útil contra bactérias extracelulares e fungos. Seu excesso de atividade produz artrite reumatoide.