“A pintura não é de modo algum uma concepção abstrata, elevada acima da história, estranha às vicissitudes humanas, às revoluções das idéias e costumes; ela faz parte da consciência social, é um fragmento do espelho em que cada geração olha para si mesma a cada vez e, como tal, deve seguir a sociedade passo a passo, para anotar suas incessantes transformações” (apud FRASCINA, 1998, p. 55-56).
PEREIRA, W. L. C. M. Imagem, nação e consciência nacional: os rituais da pintura histórica no século XIX. Cultura Visual , Salvador, n. 17, p. 93-105, maio 2012.
Considerando o excerto apresentado e a função da pintura enquanto representação social, analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de distorção da realidade pela arte é em si uma evidência histórica e é o que configura a arte/imagem como também agente histórico.
II. A arte é o espelho que retrata a sociedade da forma exata que ela é, sem que haja qualquer interferência externa na sua produção.
III. A arte tem a capacidade de oferecer evidências sobre aspectos da realidade social que passam despercebidos quando analisamos fontes textuais.
IV. A arte distorce a realidade social por não deixar claro nela as intenções e as relações sociais por trás da sua produção.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
2
Explicação:
II, III e IV, apenas. estao corrta espero ter ajudado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás