No combate ao novo coronavírus é preciso higienizar bem as
mãos com água e sabão ou usar álcool 70%. Tem-se utilizado o
álcool nas duas versões, tanto em gel quanto líquido. Ambos
são igualmente eficazes na eliminação das bactérias, fungos e
vírus. Porém cada um tem uma utilização diferente.
Com base nessas informações, pesquise a importância de usar
o álcool 70%. Explique, baseado no conteúdo desta aula, o que
significa essa porcentagem (70%) no álcool. Em seguida faça a
comparação no uso de cada tipo (álcool gel e álcool líquido).
Respostas
Resposta:
O álcool líquido, geralmente, é utilizado para a limpeza e higienização das superfícies de móveis e objetos pessoais. Se usar o álcool líquido para higienizar as mãos, ele vai causar rachaduras nas palmas, sendo uma porta de entrada para novas bactérias.
Enquanto álcool gel não pode ser usado para a limpeza de móveis - por ter uma consistência de gosma, ele não funciona corretamente.
Vamos comparar os dois tipos de álcool:
Eficácia: Ambos devem possuir a mesma concentração, ou seja 70%, e são igualmente eficazes na eliminação das bactérias, fungos e vírus. Porém cada um tem uma utilização diferente, conforme explicamos acima.
Textura: O álcool em gel tem uma textura gelatinosa, mais agradável e fácil de passar nas mãos. Já o álcool líquido, como o próprio nome diz, é líquido como água — nas mãos ele não tem boa aderência, mas em superfícies de móveis e objetos é mais prático.
Um ponto importante na hora de comprar o álcool, tanto em gel quanto líquido, é verificar se a concentração é acima de 70%, pois os produtos com a concentração acima dessa porcentagem têm a quantidade exata de água para facilitar a entrada de álcool no interior do microrganismo, seja bactéria, vírus ou fungo.
Na concentração de 70%, o produto tem a quantidade exata de água para facilitar a entrada do álcool no interior do microorganismo, seja bactéria, fungo ou vírus, como o Coronavirus. Isso porque a água, além de impedir a desidratação da parede celular externa do microorganismo, retarda a evaporação do álcool permitindo maior tempo de contato para que haja a penetração do álcool no interior do microorganismo, resultando na sua destruição.
Explicação:
Pesquisa.
Espero ter ajudado.