A estrutura de mercado chamada de concorrência pura, mesmo não sendo uma realidade, é a mais ideal a ser seguida pelo mercado de bens e serviços por conta da concorrência igualitária.
BOECHAT, Andreia Moreira da Fonseca, Economia e sociedade. Maringá: Unicesumar, 2018.
Portanto, considerando a concorrência pura, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I. Os produtos são heterogêneos para a escolha do consumidor.
II. Livre funcionamento do mercado.
III. A indústria automobilística é a que mais se aproxima dessa estrutura pelo grande número de empresas.
IV. O Governo deve intervir no mercado por meio de congelamentos de preços.
V. O preço não é influenciado, individualmente, por conta de haver muitos vendedores e compradores.
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, V, V.
Alternativa 2:
V, F, V, F, F.
Alternativa 3:
F, V, F, F, V.
Alternativa 4:
F, F, V, V, F.
Alternativa 5:
F, F, F, F, V.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
F, V, F, F, V.
Explicação:
Em microeconomia, a concorrência perfeita é uma situação ideal de mercado na qual existe uma grande quantidade de vendedores e uma grande quantidade de compradores. Esse cenário favoreceria um equilíbrio natural nos preços pela relação entre a oferta e a demanda.
Também chamada de concorrência pura, a concorrência perfeita é um conceito que não se verifica no mundo real, sendo mais um modelo teórico do que prático. O setor de hortifrutigranjeiros costuma ser apontado como o exemplo mais próximo desse modelo.
Em uma situação de concorrência perfeita, o número de vendedores e consumidores precisaria ser grande o suficiente para que nenhum player do mercado pudesse, sozinho, influenciar o seu equilíbrio.
Assim, se um vendedor abaixasse ou aumentasse seu preço deliberadamente, esse movimento não teria influência na dinâmica do mercado como um todo.
Além disso, para haver uma concorrência perfeita, os produtos oferecidos deveriam ser similares. Não poderia haver diferenciação na qualidade, na embalagem ou nos serviços associados, como o pós-venda, por exemplo.
O mercado também precisaria ser permeável, ou seja, totalmente aberto à entrada de novos concorrentes. Por fim, deveria se verificar a livre circulação de informações, incluindo sobre lucros e preços.
Fonte: Dicionário Financeiro