6) SOBRE A REPERCUSSÃO DA FIXAÇÃO DA LIBIDO NAS FASES DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL, ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO:
I – Os pontos de fixação da libido podem remeter a experiências subjetivas de PRAZER que são revividas, por meio da regressão, à medida que uma situação angustiante apresenta-se na vida adulta.
II – Os comportamentos da vida adulta podem ser remetidos, e regredidos, aos pontos de fixação libidinais também quando uma situação de prazer lhe é vivenciada, ou seja, uma repetição do prazer libidinal da infância.
III – Os ditos desvios ou aberrações sexuais, tal qual a perversão, conforme os conceitos freudianos, são estruturas congênitas que, na medida em que sofrem influência do meio, como a ideia de angustia e castração e/ou da cena primária, reforçam as características cruéis da perversidade tal como hoje compreendemos este termo, a exemplo do sadomasoquismo.
IV – A experiência de prazer vivenciada ao longo das fases de desenvolvimento psicossexual pode proporcionar a vinculação a uma zona erógena específica, marcando a experiência subjetiva da criança. A essa ideia é atribuída o conceito de pontos de fixação.
V – A personalidade adulta pode sofrer regressão aos comportamentos infantis toda vez que lhe é colocado uma vivência correspondente à infância. A regressão ocorre quando o adulto chupa o dedo e lembra do prazer que era mamar; ou ainda, sente prazer ao defecar, tal qual a descoberta do controle do esfíncter anal, e assim por diante. Ou seja, há regressão quando o ponto de fixação retomado prende-se a fases psicossexuais traumáticas ou frustrantes.
São afirmações corretas:
a) I, apenas
b) III, apenas
c) I e III, apenas
d) I, II e IV, apenas
e) II e V, apenas
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás