• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: manuellalapg
  • Perguntado 5 anos atrás

Analise o fragmento a seguir:
“Pensar uma política hoje, atrelada à política nacional de inclusão, reduz a prática bilíngue em intérpretes em escolas e matrículas desenfreadas de surdos nesses espaços, podendo resultar em fechamento das instituições dos surdos sem uma discussão forte com propostas possíveis de uma educação bilíngue numa perspectiva da política de respeito à diferença surda e à sua história”.
VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. (Per)cursos na formação de professores de surdos capixabas : constituição da educação bilíngue no estado do Espírito Santo. 2012. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2012. p. 132. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=6070 . Acesso em: 21 dez. de 2020.

A partir da análise sobre uma educação bilíngue ideal para os alunos surdos, considere as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Uma educação de surdos pela perspectiva bilíngue é possível pela contratação de intérpretes de Libras para interpretar o conteúdo ministrado em aula.
II. ( ) Uma educação bilíngue idealizada para alunos surdos é aquela em que a língua de sinais é a língua de instrução, e a língua oral é a segunda língua na forma escrita.
III. ( ) Na política de educação inclusiva, as práticas bilíngues ficam limitadas ao atendimento educacional especializado e à interpretação das aulas em língua de sinais.
IV. ( ) A partir do momento em que o aluno surdo é matriculado em uma escola regular inclusiva, ele aprenderá pelo uso das duas línguas: a língua de sinais e a língua oral.

Marque a alternativa com a sequência correta.

Resposta Selecionada: F, V, V, F.

Resposta Correta: F, V, V, F.

Comentário da resposta: Resposta correta. A alternativa está correta, pois, segundo os movimentos sociais da comunidade surda, a educação bilíngue ideal é aquela em que a língua principal, a língua de instrução, seja a língua de sinais; a língua oral entra como segunda língua nas produções escritas. Esse tipo de proposta é, muitas vezes, indicado quando se trata da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, pois as crianças surdas, geralmente, têm um contato tardio com a língua de sinais, e isso, muitas vezes, é um dificultador do aprendizado dessas crianças. A figura central da educação bilíngue é o professor que ensina diretamente na língua de sinais.

Respostas

respondido por: alcest
54

Resposta:

Correta F, V, V, F.

Explicação:

A alternativa está correta, pois, segundo os movimentos sociais da comunidade surda, a educação bilíngue ideal é aquela em que a língua principal, a língua de instrução, seja a língua de sinais; a língua oral entra como segunda língua nas produções escritas. Esse tipo de proposta é, muitas vezes, indicado quando se trata da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, pois as crianças surdas, geralmente, têm um contato tardio com a língua de sinais, e isso, muitas vezes, é um dificultador do aprendizado dessas crianças. A figura central da educação bilíngue é o professor que ensina diretamente na língua de sinais.

respondido por: tagliettimariana
23

  A inclusão social é muito importante para que todas as pessoas vivam de maneira boa e organizada socialmente, para que todas as pessoas tenham o acesso a novas culturas, tradições e que possam se comunicar bem, independente da situação, assim, a resposta correta é F-V-V-F.

 A comunicação com os surdos pode ser bem facilitada se você ter paciência e lidar da maneira correta, não é necessário um interprete de libras do lado.

 Desse modo, podemos dizer que a comunicação deve acontecer para que essas pessoas sejam incluídas socialmente.  

 Quando o aluno surdo é matriculado em uma escola regular inclusiva o foco é no uso da linguagem de sinais.

 Leia mais sobre inclusão social em:https://brainly.com.br/tarefa/3248668

Anexos:
Perguntas similares