Segundo Durkheim, o crime é um fato social presente em toda sociedade. Para o autor, nem todo crime é anômico, mas apenas aquele que corresponde a uma crise de coesão social.A partir do exposto acima, assinale a alternativa correta sobre o significado de anomia social em Durkheim.
a) Ocorre quando há, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, uma situação em que o conjunto de regras, valores e procedimentos são reconhecidos por todos os indivíduos, levando ao desenvolvimento da sociedade.
b)Conceito que descreve os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno, os quais resultam na perda da influência das normas sociais sobre o comportamento individual.
c)Conceito que descreve a ocorrência, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, de um estado de complementaridade e interdependência entre os indivíduos, o que leva a uma menor divisão do trabalho social e ao fortalecimento das instituições sociais.
d)Conceito que descreve o sentimento tem ligações com a ação social afetiva.
e)Ocorre quando os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno resultam no fortalecimento da coesão social e da influência das normas sociais sobre o comportamento individual.
Respostas
Resposta:
LETRA D
Explicação:
Descreve os sentimentos de falta de objetivos e de desespero, provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno, os quais resultam no enfraquecimento da influência das normas sociais sobre o comportamento individual
Resposta:
B
Explicação:
Eu fiz ela, e a resposta certa é a B, somente a alternativa B está correta, pois apenas ela aponta acertadamente o significado durkheimiano de anomia. Segundo Durkheim, o crime, em geral, é evento normal, dado que é recorrente e generalizado, estando presente, num certo nível, em todas as sociedades. Não é, portanto, patológico, anômico e sim útil para a sociedade, pois renova o sentimento de solidariedade e de coesão social. A anomia, ao contrário, é o enfraquecimento ou mesmo ausência dessa coesão.