4)
“O homem nasceu, como já foi provado, com um direito à liberdade perfeita e em pleno gozo de todos os direitos e privilégios da lei da natureza, assim como qualquer outro homem ou grupo de homens na terra; a natureza lhe proporciona, então, não somente o poder de preservar aquilo que lhe pertence – ou seja, sua vida, sua liberdade, seus bens – contra as depredações e as tentativas de outros homens, mas de julgar e punir as infrações daquela lei em outros, quando ele está convencido que a ofensa merece, e até com a morte, em crimes em que ele considera que a atrocidade a justifica. Mas como nenhuma sociedade política pode existir ou subsistir sem ter em si o poder de preservar a propriedade, e, para isso, punir as ofensas de todos os membros daquela sociedade, só existe uma sociedade política onde cada um dos membros renunciou ao seu poder natural e o depositou nas mãos da comunidade em todos os casos que os excluem de apelar por proteção à lei por ela estabelecida.”
A alternativa que melhor informa a consequência do ideal político de Locke, após as posições narradas no texto, é:
Alternativas:
a)
A entrega do poder de Estado a um soberano que garanta o respeito às liberdades individuais.
b)
A dissolução do Estado como forma de garantir que as pessoas possam defender seus direitos de acordo com suas possibilidades individuais.
c)
A relativização do direito à liberdade e da propriedade, tendo como fundamento a necessidade de um poder despótico para garantir a superação do estado da natureza.
d)
A constituição de um poder judiciário que esteja acima dos demais poderes, como forma de garantir a impossibilidade da usurpação da propriedade.
e)
A constituição de um Estado que represente a sociedade civil e que garanta os direitos individuais.
5)
“O governo arbitrário de um príncipe justo [...] é sempre mau. Suas virtudes constituem a mais perigosa das seduções: habituam o povo a amar, respeitar e servir ao seu sucessor, qualquer que seja ele. Retira do povo o direito de deliberar, de querer ou de não querer, de se opor à vontade do príncipe até mesmo quando ele deseja fazer o bem. O direito de oposição [...] é sagrado. Uma das maiores infelicidades que pode advir a uma nação seria a sucessão de dois ou três reinados de um todo poderoso justo, doce, [...] mas arbitrário: os povos seriam conduzidos pela felicidade ao esquecimento completo de seus privilégios, a mais perfeita escravidão.”
O texto de Diderot, no contexto do pensamento do século XVIII, deve ser caracterizado como
Alternativas:
a)
uma reflexão sobre a necessidade de uma aliança política entre a burguesia e a nobreza.
b)
uma filosofia política de apoio à burguesia e seus ideais humanistas críticos à escravidão na América.
c)
uma filosofia política que buscou criticar o poder absoluto dos reis, por meio da busca de uma legitimação racionalista.
d)
uma refutação às formulações de Maquiavel, que interpretava o Estado como uma instituição de origem divina.
e)
um conjunto de reflexões sobre a natureza humana, tendo como fundamento teórico as proposições de Thomas More em seu livro, A Utopia.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
4 ) e e 5) c
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