(Unesp 2021) As práticas econômicas mercantilistas são frequentemente relacionadas aos Estados modernos e representam
Escolha uma opção:
a. a) uma concentração de capitais, alcançada principalmente por meio da exploração colonial e de mecanismos de proteção comercial.
b. b) uma difusão do comércio em escala mundial, obtida com a globalização da economia e a multipolaridade geoestratégica.
c. c) uma redução profunda no grau de intervenção do Estado na economia, que passou a ser gerida pelos movimentos do mercado.
d. d) o resultado da concentração do poder político nas mãos de governantes que defendiam, sobretudo, os valores e interesses da burguesia industrial.
e. e) o combate sistemático às formas compulsórias de trabalho, que impediam o crescimento dos mercados consumidores internos nos países europeus.
Respostas
Resposta: Letra A
Como resultado da enorme expansão dos recursos monetários alcançada pelas Grandes Navegações, a Europa, na condição de centro de acumulação primitiva de capital, desenvolveu a política econômica
mercantilista. Este conjunto de práticas metalistas e intervencionistas manteve-se até o final do século XVIII, quando cedeu lugar ao liberalismo econômico de matriz iluminista.
Espero ter ajudado!
A fase das Grandes Navegações possibilitou um aumento exponencial na economia europeia, onde o comércio, a cultura, os elementos relacionados as políticas e até mesmo os costumes, se direcionaram para esses avanços que a expansão marítima trouxe. Letra A.
Como notamos as Grandes Navegações?
Ela se iniciou por volta do século XV indo até o fim do século XVII, começando com os portugueses, logo após os espanhóis e mais a frente outros países que adentraram em busca de novas rotas para as diferentes formas de comércio.
Nota-se que esse conjunto de práticas se desenvolveu até o século XVIII, onde parte das políticas econômicas começaram a tender para o liberalismo.
Mais sobre o período das Grandes Navegações:
https://brainly.com.br/tarefa/12313924
#SPJ2