Respostas
Resposta: A Independência dos Estados Unidos tem causas diretas e indiretas. Vamos começar pelas mais diretas, decorrentes da insatisfação com a política de impostos da metrópole (Inglaterra).
Entre o fim da Guerra dos Sete Anos e 1774, os ingleses continuaram sua política de controle sobre a economia colonial, criando monopólios e impostos contra a vontade dos colonos.
Assim, a insatisfação com a metrópole se converteu em um movimento organizado, com dois momentos mais importantes:
1774: os colonos organizaram o Primeiro Congresso da Filadélfia. Tratava-se de uma série de solicitações para que a Inglaterra desse mais liberdade econômica e política para a colônia. A Inglaterra não apenas recusou, como seguiu criando novos controles e aumentando os já existentes.
1776: diante da recusa inglesa em negociar, após o Segundo Congresso da Filadélfia, é redigida e reprovada a Declaração de Independência dos Estados Unidos, dando início a guerra contra a Inglaterra pela libertação do país.
Resumindo, podemos dizer que as principais causas da Independência foram:
O desejo por maior liberdade econômica e política das treze colônias;
A recusa da metrópole em negociar, seguindo uma política de controle rígido.
Dito isso, vamos continuar nossa história da Independência dos Estados Unidos com o desenrolar da guerra a partir de 1776, para depois falarmos mais sobre as causas indiretas da Independência.
Declaração de Independência dos Estados Unidos
A declaração de Independência, assinada em 4 de julho de 1776, era uma carta de intenção, ou seja, uma declaração de que surgiria um novo país, livre da Inglaterra.
A guerra que se seguiu foi intensa e durou até 1783, sendo que os americanos venceram, em grande parte, porque contaram com apoio francês e espanhol.
Portanto, apesar da data de 4 de julho de 1776 ficar marcada como o dia da Independência, foi apenas após 1783 que o país teve condições de se organizar, sendo que sua Constituição só ficou pronta em 1787.
Declaração de Independência doa Estados Unidos
Este é um detalhe importante, sobre o qual precisamos falar separadamente, retomando a ideia das causas indiretas da Independência.
Iluminismo e Independência dos Estados Unidos
O século XVIII (anos 1700), foi marcado por movimentos burgueses de vários tipos. Todos eles influenciados pelo Iluminismo, uma corrente de pensamento filosófico cujo centro era a França.
Algumas das principais características do Iluminismo eram:
A liberdade individual;
Ordenação burguesa da sociedade;
Garantia do direito à propriedade privada;
Separação entre igreja e Estado.
Mas, você pode estar se perguntando como as ideias iluministas influenciaram a Independência dos Estados Unidos, se tinham origem na França?
Ocorre que o pensamento filosófico iluminista tinha na sua essência os mesmos ideais de liberdade e igualdade que os colonos americanos pretendiam pôr em prática.
Ou seja, o iluminismo era a base intelectual do movimento de revolta contra a metrópole e libertação da colônia, portanto, uma causa indireta da Independência.
Consequências da Independência dos Estados Unidos
Para encerrar, precisamos apenas delinear algumas das principais consequências da Independência dos Estados Unidos:
A Independência americana teve influência direta sobre as demais lutas no continente americano, pela libertação colonial, sendo que até o início do século XIX (anos 1800), vários movimentos semelhantes ocorreram na região.
Como consequência, a Independência americana também foi responsável por dar o empurrão que acabaria com o sistema colonial nas Américas.
Por outro lado, a Independência trouxe à tona a divisão interna dos Estados Unidos, entre norte e sul, com interesses econômicos e políticos distintos. Essa divisão foi responsável por provocar uma Guerra Civil décadas depois (entre 1861 e 1865).
Explicação: marque como melhor resposta pvr