Respostas
Resposta:
Uma série de fatores levaram a URSS a ruir entre eles:
1. A centralização do poder no estado levou a criação de um governo autoritário, semelhante a ditadura no Brasil.
2. Essa centralização e autoritarismo levou a uma necessidade esarcebada de controle pelo estado, criando um sistema burocrático sem fim, o que gera muitos gastos.
3. A alto burocracia e a centralização do poder levaram a economia a ruir, pois a mesma funcionava no plano idealizado por Karl Marx ou seja socializar os meios de produção, e como auxílio a crise que ocorreria a corrida de produção bélica e espacial levaram a uma falta de controle das produções quinzenais gerando buracos no sistema de produção, encadeando uma forte crise na economia soviética.
4. Durante o governo soviético ouve uma grande melhoria na educação gerando uma leva de estudiosos que viam nas universidades fora dos "muros" soviéticos melhores condições de vida melhores que as retidas na URSS criando uma geração ansiosa por mudanças.
5. Em conjunto a esses fatores a chegada de um governo reformista que buscava a reorganização econômica e a abertura da economia soviética foram fatores cruciais ao desmanche do bloco econômico.
6. Movimentos separatistas influênciados pela crise econômica o autoritarismo e as políticas burocráticas levaram a um irremediável fim do que séria a união soviética deixando várias dívidas e crises socias e separatistas para a atual Rússia.