2. Escreva um texto relatando o desfecho/conclusão desse projeto que visava a criação de dois novos no lugar no território do estado do Pará.
Respostas
Resposta:
Explicação:ferente à divisão territorial da referida unidade federativa em três diferentes territórios: o próprio Pará e os novos estados Carajás e Tapajós, conforme ilustra o mapa acima. Na ocasião, a maioria da população rejeitou a proposta e disse não para a criação de ambos os estados.
É preciso, primeiramente, entender a diferença entre plebiscito e referendo. O plebiscito consulta a população antes da aprovação ou apreciação de uma determinada lei pelo Congresso Nacional, Senado e Presidência da República. Já o referendo consulta a população após a aprovação pelo Congresso Nacional, em que o eleitorado apenas referenda ou não algo que já foi debatido no âmbito da política parlamentar.
No caso da divisão do Estado do Pará, houve, portanto, uma consulta prévia à população e, como houve a rejeição da proposta, ela não foi encaminhada, pois a tendência, nesses casos, é que o governo aceite a decisão popular, embora possa estabelecer vetos e alterações.
O plebiscito abarcou duas questões: uma sobre a criação ou não do estado de Carajás e outra sobre o estado de Tapajós. Caso apenas uma das duas divisões tivesse sido aprovada, a Assembleia Legislativa do Pará teria de elaborar um parecer sobre o assunto para ser posteriormente votado pelo Congresso.