• Matéria: Português
  • Autor: bernardobalena
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia os seguintes textos e responda:
Texto 1

Aos mesmos sentimentos
Corrente, que do peito desatada
Sois por dois belos olhos despedida,
E por carmim correndo desmedida
Deixais o ser, levais a cor mudada.

Não sei, quando caís precipitada
As flores, que regais, tão parecida,
Se sois neves por rosa derretida,
Ou se a rosa por neve desfolhada.

Essa enchente gentil de prata fina,
Que de rubi por conchas se dilata,
Faz troca tão diversa, e peregrina,

Que no objeto, que mostra, e que retrata,
Mesclando a cor purpúrea, e cristalina,
Não sei, quando é rubi, ou quando é prata.

MATOS, Gregório de. In: MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 25. ed. São Paulo: Cultrix, 2005. p. 44.

Texto 2

Ao desembargador Belchior de Cunha Brochado
Douto, prudente, nobre, humano, afável.
Reto, ciente, benigno e aprazível.
Único, singular, raro, inflexível.
Magnífico, preclaro, incomparável.

Do mundo grave juiz. Inimitável.
Admirado, gozais aplauso incrível,
Pois a trabalho tanto e tão terrível,
Dais pronto execução sempre incansável.

Vossa fama, senhor, seja notória
Lá no clima onde nunca chega o dia.
Onde do Erebo só se tem memória

Para que garbo tal, tanta energia!
Pois de toda esta terra é gentil glória,
Da mais remota seja uma alegria.


MATOS, Gregório de. In: WISNIK, José Miguel (Org). Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1997. p. 191.

SOBRE OS TEXTOS
O texto 1 apresenta temática amorosa. Localize elementos que indicam esse tema no soneto.







A estética barroca trabalha partir de oposições. Esse aspecto pode ser observado no texto 1, na contraposição entre as imagens da rosa e da neve, e na segunda estrofe: a rosa derrete a neve, ao passo que a neve despetala a rosa. Tendo como ponto de partida as informações de Terry Eagleton, de que “A literatura, poderia então dizer-se, não está numa relação reflexiva, simétrica, unívoca, para com o seu objeto”, responda: Como ocorre a relação entre a arte e a realidade no soneto?





Para o crítico literário Terry Eagleton, qualquer objeto incorporado pela literatura “é deformado. Refratado, dissolvido – reproduzido não tanto no sentido em que um espelho reproduz o seu objeto”. Releia o texto 2 e responda:
Qual é o trabalho predominante no poema: o cultismo ou o conceptismo? Explique.

Respostas

respondido por: gjjhftggdseuuhb67
0

Resposta:

ocultismo cultimos cultimos

Perguntas similares