Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento ético-político de Platão é correto afirmar: *
1 ponto
a) No Estado Ideal, a escolha dos mais aptos para governar a sociedade expressa uma exigência que está de acordo com a natureza.
b) O reconhecimento da honra como fundamento da organização do Estado Ideal torna legítima a supremacia dos melhores sobre as classes inferiores.
c) O Estado Ideal apresenta-se como a tentativa de organizar a sociedade dos melhores fundada na riqueza como valor supremo.
d) O Estado Ideal prospera melhor com uma massa humana difusamente misturada, em que os homens e mulheres livremente se escolhem.
Platão:
A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente. (Citado por: CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17)
2. Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à: *
1 ponto
a) oligarquia
b) república
c) democracia
d) monarquia
Respostas
Resposta:
1)a) No Estado Ideal, a escolha dos mais aptos para governar a sociedade expressa uma exigência que está de acordo com a natureza.
2)c) democracia
Explicação: fiz no classroom
Platão acreditava na predisposição de algumas pessoas para o governo, quase que como uma exigência natural, por exemplo, bandos tem seus líderes, escolhidos conforme suas características. Deste modo as alternativas corretas são “A” na primeira e “C”, na segunda.
Um dos principais focos de críticas de Platão, era a democracia, isso porque vai contra o que o filosofo entendia como organização social correta, afinal, a escolha dos líderes não poderia ser feita por todos de modo desenfreado.
Logo, o voto livre e universal como temos hoje por exemplo no Brasil, não seria uma prática adotada por este pensador caso ele pudesse definir nosso modo de governo atual.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/30412730