Caranguejos com cérebro
Fred Zero Quatro, Chico Science e Renato L, 1992.
Mangue – A cena
Como devolver o ânimo e recarregar as baterias da cidade? Simples! Basta injetar um pouco da energia na lama e estimular o que ainda resta de fertilidade nas veias do Recife.Em meados de 91 começou a ser gerado e articulado em vários pontos da cidade, um núcleo de produção de idéias pop. O objetivo é engendrar um “circuito energético”, capaz de conectar as boas vibrações dos mangues com a rede mundial de circulação de conceitos pop. Imagem símbolo, uma antena parabólica enfiada na lama.
São indivíduos interessados em: quadrinhos, tv interativa, anti-psiquiatria, Bezerra da Silva, Hip Hop, midiotia, artismo, música de rua, John Coltrane, acaso.
Bastaram poucos anos para os produtos da fábrica mangue invadirem o Recife e começarem a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. A descarga inicial de energia gerou uma cena musical com mais de cem bandas. No rastro dela, surgiram programas de rádio, desfiles de moda, vídeo clipes, filmes e muito mais. Pouco a pouco, as artérias vão sendo desbloqueadas e o sangue volta a circular pelas veias da Manguetown.
O texto acima é um trecho de um famoso manifesto de contracultura, Podemos identificar um conceito e um processo no texto, que são, respectivamente:
A
Darwinismo e reformismo.
B
Etnocentrismo e estatização
C
Multiculturalidade e colonização.
D
Identidade cultural e globalização.
E
Padronização e resistência cultural.
Respostas
d) Identidade cultural e globalização
Temos duas características encontradas no texto acima, a identidade cultural onde temos a marca do mangue que pertence a Recife e suas demais características, e a globalização quando falamos da energia que temos encontrado nos 4 cantos do mundo.
Resposta:
Explicação:
Letra D.
A busca pelo ânimo se traduz na busca por novas práticas pelos recifenses na década de 90, o interesse por vários gêneros de artes aparece aqui como a busca por uma nova identidade cultural frente ao desânimo generalizado presente no cotidiano comum da cidade naquele momento. Ao mesmo tempo, essas diferentes formas de arte, passam a ser difundidas por uma rede mundial de circulação, como as Tv's por exemplo, representadas pela antena parabólica, essa rede mundial de circulação é processo integrante da globalização.