Respostas
Resposta:
Tipos de sujeito indeterminado
Neste caso, o verbo é colocado na 3ª pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração). Por exemplo: “Telefonaram para você”. Com verbos na 3ª pessoa do singular + o pronome “se”. Por exemplo: “Trabalha–se de dia, descansa–se à noite.”
Explicação:
Espero que seja isso
O que é o sujeito indeterminado
Preste atenção ao que vou dizer agora: sujeito indeterminado não está na frase – nem expresso, nem oculto. A indeterminação do sujeito ocorre quando não se sabe se ele é singular ou plural, mesmo que o verbo esteja conjugado na 3ª pessoa do singular ou do plural. Em seguida, veja exemplos de frases com sujeito indeterminado:
“Estão conversando na sala desde ontem”.
“Pediram para sair daqui”.
“Precisa-se de candidatos para ocupar a vaga”.
O maior problema em relação ao sujeito indeterminado é quando achamos que não é possível saber exatamente o que ou quem ele é.
Nota-se esse fato quando se analisa a frase “Alguém bateu à porta”. Afinal, não se sabe quem bateu à porta, não é possível determinar quem fez, por isso deduz-se que o sujeito é indeterminado. Contudo, nesse caso, o sujeito é determinado.
A palavra que está agindo no verbo, que o deixa na 3ª pessoa do singular, é o pronome indefinido “alguém”. Portanto ele é sujeito determinado.
Tipos de sujeito indeterminado
A indeterminação do sujeito pode se apresentar de duas formas:
Com verbos na 3ª pessoa do plural. Neste caso, o verbo é colocado na 3ª pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração). Por exemplo: “Telefonaram para você”.
Com verbos na 3ª pessoa do singular + o pronome “se”. Por exemplo: “Trabalha–se de dia, descansa–se à noite.”