1. A partir do século XI a produção de alimentos aumentou. Com isso o que sobrava passou a ser vendido. As cidades cresceram e surgiram burgos. O comércio de produtos vindos da Ásia voltou a acontecer com a chegada de artigos de luxo, que não existiam na Europa, comprados por nobres e membros do clero. Um dos aspectos do comércio medieval foram as feiras. Sobre as feiras medievais é correto afirmar: *
1 ponto
a) Eram realizadas somente aos fins de semana. Vinham produtores locais de diferentes partes da região para vender seus produtos. nelas se encontravam somente produtos alimentícios, não sendo encontrados tecidos ou artesanato.
b) As feiras medievais ocorriam no interior dos castelos da nobreza. Dessa forma os burgueses que viviam no interior desses castelos conseguiam controlar o comércio na região e assim evitar a concorrência.
c) As feiras medievais eram muito parecidas com as feiras atuais. Uma vez por semana os agricultores vinham até as cidades e montavam suas barracas com frutas, verduras e hortaliças e ao final repartiam os ganhos com o nobre dono da cidade.
d) As feiras medievais duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reuniam mercadores vindos dos mais diferentes lugares. Os cambistas colocavam as moedas sobre um banco de madeira para examiná-las. Por isso, receberam o nome de banqueiros.
Respostas
Resposta:
1)Letra D
2)letra D
Explicação:
1) Com o aumento do volume de comércio, surgiram as feiras medievais, que chegavam a durar entre 15 e 60 dias, acontecendo uma ou duas vezes no ano, reunindo mercadores vindos de diversos lugares. Como cada comerciante comparecia à feira com a moeda de sua região, que possuíam valores diferentes, surgiram os cambistas (pessoas que faziam o câmbio, a troca do dinheiro). Eles colocavam as moedas sobre um banco de madeira para examiná-las. Por isso, receberam o nome de banqueiros.
2) As alternativas A, B e C apresentam rotas de comércio medieval. As rotas de comércio medievais incluíam cidades europeias. Nessa alternativa é apresentada uma rota africana que não existia no comércio medieval.
Sobre as feiras medievais é correto afirmar duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reuniam mercadores vindos dos mais diferentes lugares. Os cambistas colocavam as moedas sobre um banco de madeira para examiná-las. Por isso, receberam o nome de banqueiros. Alternativa correta, letra D.
As feiras aconteciam nos burgos, considerados o centro da vida social europeia.
Além disso, as principais feiras estavam localizadas nas regiões:
- Champanha, na França
- Gênova e Veneza, na atual
- Flandres, Bélgica
Como configuração inicial, as feiras exerciam atividades comerciais locais, e com o passar dos anos, tornaram-se espaços mais amplos, com mais possibilidade de negócios, e na mesma época começam a receber produtos de diferentes regiões da Europa, África e Ásia.
Outro fato interessante a ser citado, era o mercado de câmbio que começava a surgir nessas feiras, onde as pessoas que exerciam tal atividade, os cambistas, se especializaram na troca de diferentes moedas.
Aprenda mais sobre as Feiras Medievais:
https://brainly.com.br/tarefa/5143171
Bons estudos!