Respostas
Resposta:
A população do Maranhão é bastante miscigenada. Os indígenas foram os primeiros habitantes da região e, em seguida, durante o processo de colonização, o estado foi disputado por franceses, holandeses e portugueses.
A densidade demográfica (população relativa) do Maranhão é de 19,8 habitantes por quilômetro quadrado; a taxa de crescimento demográfico é de 1,5% ao ano. Cerca de 50,4% da população maranhense é composta por pessoas do sexo feminino; os homens respondem por 49,6% da população total.
Assim como nas outras unidades federativas do Brasil, a população urbana é maioria no Maranhão (70%). São Luís, capital estadual, é a cidade mais populosa, com 1.014.837 habitantes. Existem outros 216 municípios, sendo que os mais populosos são: Imperatriz (247.505), São José de Ribamar (163.045), Timon (155.460), Caxias (155.129), Codó (118.038) e Paço do Lumiar (105.121).
A população do Maranhão é bastante miscigenada. Os indígenas foram os primeiros habitantes da região e, em seguida, durante o processo de colonização, o estado foi disputado por franceses, holandeses e portugueses. Além dos índios e colonizadores europeus, o Maranhão também recebeu um grande fluxo de escravos africanos, contribuindo para a diversidade étnico-cultural do estado, que possui mais de 700 comunidades quilombolas.
Resposta:
Os primeiros habitantes do Maranhão faziam parte de dois grupos indígenas: os tupis e os jês.
Explicação:Os tupis habitavam o litoral. Já os jês habitavam o interior. Os dois povos indígenas que pertencem ao grupo tupi são os guajajaras e os urubus.