Respostas
Resposta:
Explicação:
Meios ópticos que interagem com a luz podem ser classificados como transparentes, opacos e translúcidos. Os meios transparentes são aqueles que possibilitam a passagem de luz sem que ocorra dispersão. Os meios translúcidos, por sua vez, são aqueles que permitem a passagem da luz, no entanto, de forma irregular, de modo que não conseguimos enxergar com nitidez através deles. Já os meios opacos são aqueles em que a luz não consegue penetrar, neles ocorrem somente a reflexão e a absorção da luz.
Meios transparentes
De forma simplificada, os meios transparentes são aqueles que a luz pode atravessar segundo uma trajetória regular, sem grandes variações de direção nem perdas significativas de luminosidade.
Os meios transparentes apresentam o mesmo índice de refração em todo o seu conteúdo, além disso, ao atravessá-los, os raios de luz fazem-no de modo que não sofram dispersão. Outra característica importante desses meios é que os raios de luz que os atravessam obedecem à lei de Snell, mostrada a seguir:
O que é dispersão da luz? A dispersão é um fenômeno óptico caracterizado pela separação da luz no interior de meios ópticos que não são perfeitamente transparentes, mas apresentam “grânulos” (pequenas estruturas cristalinas) de tamanhos similares ao comprimento de onda da luz que incide sobre suas faces. Outros fatores, como defeitos estruturais ou irregularidades nas posições dos átomos, também podem fazer um meio tornar-se menos transparente.