Luzia é o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul, com cerca de 12.500 a 13.000 anos, e reacendeu questionamentos acerca das teorias sobre a origem do homem americano. Esse vestígio arqueológico (o fóssil de Luzia) reforça qual teoria sobre a ocupação da América?
Respostas
Resposta: Em 1995, Neves teve acesso ao "esqueleto da Lapa Vermelha IV" ou "Lapa Vermelha IV Hominídeo 1", localizado no Museu Nacional, o qual apresentava traços negroides. O esqueleto foi renomeado por ele como "Luzia", e se tornou a principal evidência de sua teoria alternativa sobre o povoamento da América Ao estudar a morfologia craniana de Luzia, Neves encontrou traços que lembram os atuais aborígenes da Austrália e os negros da África.
As populações da primeira onda migratória da teoria de Neves, foram chamadas de aborígenes americanos, sendo semelhates a Luzia. No entanto, Luzia possui crânio arredondado como o dos mongoloides e não tem o occipital saliente dos negroides, tal como tem leve braquicefalia como os mongoloides
Explicação: espero ter lhe ajudado :)
atualizei pra ficar melhor