3) A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós. Veja alguns tipos de argumentação.
1) Argumentação por citação: Acontece quando é preciso defender uma ideia, deve-se procurar pessoas 'consagradas', que pensam do mesmo modo acerca do tema em evidência. Apresenta-se no corpo do texto, então, a menção de uma informação extraída de outra fonte.
2) Argumentação por comprovação: Ocorre quando a sustentação da argumentação se dá a partir de informações apresentadas (dados, estatísticas, percentuais) que a acompanham. Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.
3) Argumentação por raciocínio lógico: É quando a criação de relações de causa e efeito é utilizada para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, pois serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de argumentação por raciocínio lógico.
A. Assim parece ser porque, para Piaget, "toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras" (Piaget, 1994, p. 11). Dessa forma, a essência da moral é o respeito às regras.
B. O ministro da Educação, Cristovam Buarque, lança hoje o Mapa da Exclusão Educacional. O estudo do Inep (feito a partir de dados do IBGE e do Censo Educacional do Ministério da Educação) mostra o número de crianças de 7 a 14 anos que estão fora das escolas em cada estado.
C. Além de ser mais chique, do ponto de vista ideológico, o seminário é mais cômodo para ambos os lados: nem o professor prepara a aula, nem o aluno estuda, e ambos entram com sua cota de 'participação crítica'.
D. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou que a situação epidemiológica da febre Chikungunya é "grave". "A situação é realmente grave. Muitos países estão registrando casos", disse em Havana a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
E. No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão terrivelmente grave. De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, sua taxa mais que dobrou ao longo dos últimos 20 anos, tendo chegado à absurda cifra anual de 27 por mil habitantes.

Respostas

respondido por: EderSorocaba
23

Resposta:

C. Além de ser mais chique, do ponto de vista ideológico, o seminário é mais cômodo para ambos os lados: nem o professor prepara a aula, nem o aluno estuda, e ambos entram com sua cota de 'participação crítica'.


Anônimo: CERTINHA... DNM
respondido por: bordinilidineia
17

Resposta:

c)- Além de ser mais chique do ponto de vista ideológico, o seminário é mais cômodo para ambos os lados, nem o professor prepara a aula nem o aluno estuda, e ambos entram com sua cota de " participação critíca".


Anônimo: Obrigado
Perguntas similares