• Matéria: ENEM
  • Autor: LopezForever1622
  • Perguntado 4 anos atrás

fizemos a itália, agora temos que fazer os italianos. "ao invés da prússia se fundir na alemanha, a alemanha se fundiu na prússia." essas frases sobre as unificações italiana e alemã: aludem às diferenças que as marcaram, pois, enquanto a alemã foi feita em benefício da prússia, a italiana, como demostra a escolha de roma para capital, contemplou todas as regiões. apontam para as suas semelhanças, isto é, para o caráter autoritário e incompleto de ambas, decorrente do passado fascista, no caso italiano, e nazista, no alemão. chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unificações, imposta pelo piemonte, na itália, e pela prússia, na alemanha. escondem suas naturezas contrastantes, pois a alemã foi autoritária e aristocrática e a italiana foi democrática e popular. tratam da unificação da itália e da alemanha, mas nada sugerem quanto ao caráter impositivo de processo liderado por cavour, na itália, e por bismarck, na alemanha.

Respostas

respondido por: AryLima14122005
14

Resposta:

Alternativa correta: letra C - chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unifica­ções. impostas pelo Piemonte, na Itália, e pela Prússia, na Alemanha.

Explicação:

Questão de um tema clássico, com uma perspectiva de abordagem muito próxima do ENEM! Essa questão trata sobre as unificações tardias, ocorridas na Itália e na Alemanha no terceiro quartel do século XIX. Estes dois países, em contraste com as demais civilizações europeias, ainda não haviam concluído seus processos de unificação, com seus territórios divididos em uma série de pequenos reinos. Esse quadro se alterou a partir da segunda metade do século XIX, quando os reinos de Piemonte, na Itália, e da Prússia, na Alemanha, começam a liderar seus processos de unificação. Em comum (e em consonância com as frases citadas na questão) nestes dois processos, podemos citar a liderança unilateral e autoritária dos dois reinos citados, que eram regiões já avançadas em seus processos de industrialização e que buscavam a unificação das regiões para aumentar seus mercados consumidores e seus potenciais produtivos.

Perguntas similares