Respostas
Explicação:
Para os moradores, Canudos era a “terra prometida”. Porém, para os padres que perdiam fiéis, e os proprietários de terra que perdiam seus trabalhadores, era um “reduto de fanáticos” que devia ser eliminado. Padres e coronéis pressionaram o governador da Bahia para destruir o local e assim foi feito.
Resposta:
A destruição de Canudos
Para os sertanejos, o arraial era a “terra prometida”. Porém, para os padres que perdiam fiéis, e os proprietários de terra que perdiam seus trabalhadores, era um “reduto de fanáticos” que devia ser eliminado. Padres e coronéis pressionaram o governador da Bahia para destruir o Arraial.
Este enviou duas expedições militares que foram vencidas pelos homens de Conselheiro.
O vice-presidente Manuel Vitorino, que ocupava a presidência como substituto de Prudente de Moraes, enviou a terceira expedição, comandada pelo coronel Moreira César. Para o governo era uma questão de honra militar e nacional aniquilar os “fanáticos”. Contudo essa expedição foi derrotada e Moreira César morto em combate.
As sucessivas derrotas militares se explicavam pelo fato da grande maioria dos soldados desconhecerem a região da caatinga, tão familiar ao povo de Canudos. Além disso, os homens do Conselheiro lutavam pela sobrevivência e pela salvação da alma, acreditando que travavam uma guerra santa.
No Rio de Janeiro, acusava-se o presidente de fraqueza na repressão ao movimento, considerado por muitos como monarquista.
Prudente de Moraes ordenou ao ministro da Guerra, marechal Bitencourt, que embarcasse para a Bahia e assumisse o controle direto das operações. Foi então organizada nova expedição, com mais de 5000 homens sob o comando do general Artur Oscar, com a ordem de destruir Canudos.
Após intenso bombardeio de canhão, a missão foi cumprida. Canudos foi totalmente destruído em 5 de outubro de 1897.
Espero ter ajudado!
Explicação: