• Matéria: Filosofia
  • Autor: emillyriany27032003
  • Perguntado 4 anos atrás

1º) Diferencie:

a) Ética:

b) Moral:

c) Amoral:

d) Imoral:

2º) Explique a
diferença entre normas morais e normas jurídicas.

3º) Diferencie:

a)Virtude:

b) Vício:

4º) O que é
temperança?

5º) Além da
consciência lógica racional, o homem possui consciência moral. Explique isso.

Respostas

respondido por: anaclaraaraujo160
3

1°) a) ÉTICA: É uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.

b) MORAL: É conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura.

c) AMORAL: É a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, “não leva em consideração preceitos morais". É o caso, por exemplo, dos índios no tempo do descobrimento ou de uma sociedade, como a chinesa, que não vê o fato de matar meninas, a fim de controlar a natalidade, como algo mórbido e triste.

d) IMORAL: É tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade.

2°) A norma jurídica relaciona-se com as questões externas das pessoas, ou seja, é a relação do indivíduo para com a sociedade. Já a norma moral é ligada ao foro íntimo das pessoas, os seus princípios e as motivações particulares.

3°) a) VIRTUDE: É o hábito adquirido de exercer bom, uma disposição estável para agir bem.

b) VÍCIO: É um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.

4°) A temperança é uma das quatro virtudes cardinais, caracterizada pelo domínio de si e pela moderação dos desejos. Resumidamente, denominamos temperança como a característica da pessoa que consegue equilibrar suas próprias vontades, instintos.

5°) O ser humano é regido muitas vezes pela irracionalidade em momentos de raiva, entretanto, ele ainda é um ser que pensa, age e até mesmo opina, e desta opinião, temos a moralidade, muitas/inúmeras pessoas vão ter o senso de justiça, o que nós conhecemos como senso de moral, ou senso de certo e errado, e a partir deste senso, temos o julgamento não somente sobre nós mesmos, como sobre os outros, e a nossa moralidade é simplesmente fazer o certo, mesmo que façamos algo errado, iremos nos arrepender depois, isto pelo caminho errado escolhido, temos sempre a vontade/necessidade de trilhar o bem, pois isso é o que nos foi ensinado.

ESPERO TER AJUDADO!!!

Perguntas similares